O Cubo de Rubik é um quebra-cabeças mecânico tridimensional inventado pelo húngaro Erno Rubik em 1974.
É um brinquedo conhecido mundialmente, mas mesmo assim vamos descrevê-lo:
Trata-se de um cubo composto de 26 cubos mais pequenos, com 9 quadrados em cada uma das faces do cubo. Cada um destes quadrados pode ter 6 cores diferentes e uniformes (tradicionalmente são o branco, vermelho, azul, laranja, verde e amarelo). Um mecanismo de eixos permite a cada um destes quadrados girar de forma independente, misturando assim os cubos pequenos e as várias cores.
Para resolver o quebra-cabeças, cada face deve mostrar os 9 quadrados da mesma cor, após terem sido misturados aleatoriamente.
E como surgiu a ideia do Cubo de Rubik?
O objectivo de Rubik era resolver o problema estrutural que representava construir um mecanismo que permitisse o movimento das suas partes de forma independente e sem que o mecanismo se desfizesse.
Rubik não se apercebeu que tinha criado um quebra-cabeças até ter misturado os quadrados e ter tentado colocar tudo novamente na posição original.
Em 1977, o cubo de Rubik foi colocado à venda em Budapest e três anos mais tarde a Ideal Toy Corporation exportou-o para o resto do mundo.
Durante os dois primeiros anos no mercado, foram vendidos mais de 100 milhões de Cubos de Rubik, tendo-se transformado num dos maiores símbolos dos anos 80.
Para além disso, Rubik acabaria por se transformar no primeiro milionário do bloco comunista.
Notas:
- Um cubo de Rubik normal mede 5,7cm de cada lado, apesar de existirem variações, e, é considerado de uma forma geral como o brinquedo mais vendido do mundo.
- O número total de permutações possíveis do Cubo de Rubik é de 43.252.003.274.489.856.000
- Para resolver o cubo, podem ser usados algoritmos (uma sequência memorizada de movimentos que tem um efeito desejado no cubo). Podem ser usados diferentes métodos para solucionar o problema. Podes ver um desses métodos aqui.