Corvos inteligentes

Corvos inteligentes


Os corvos têm a fama de ser inteligentes especialmente entre a comunidade científica devido às suas peculiares habilidades para utilizar utensílios, os quais usa para extrair a comida de buraco. Em experiências distintas realizados dentro das paredes dos laboratórios, os corvos demonstraram uma grande capacidade para utilizar ferramentas como palitos com a finalidade de extrair larvas de uma cavidade, mas os investigadores tinham uma duvida: actuariam da mesmo forma no meio natural?

Para o comprovar, cientistas da Universidade de Oxford pertencentes à área de Zoologia (Reino Unido), realizaram uma peculiar experiência onde utilizaram pequenas câmaras de vídeo colocadas nas asas e caudas das aves para poder filmar o seu “modus operandi” sem se sentirem intimidadas pela presença humana, além do mais o habitat dos corvos fica em lugares montanhosos de difícil acesso e seguimento pelos cientistas.

Filmagens de quase 120 minutos puseram a descoberto que os corvos utilizam também bastante os palitos para poder extrair presas e inclusivamente foi possível constatar que utilizam até três tipos de ferramentas para cavar e obter a preciosa presa. Segundo os investigadores, uma das características que mostram os corvos é a habilidade de criar novas ferramentas ante a necessidade de obter comida.

Os corvos usados na experiência pertencem à espécie Corvus moneduloides da Nova Caledónia e são os únicos entre as espécies de corvo existentes, capazes de fabricar ferramentas. A investigação é muito interessante e permite compreender um pouco mais a evolução da inteligência.

Via | Science

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...