contacto com extraterrestres

A humanidade está preparada para um contacto com extraterrestres?

civilizações extraterrestresA humanidade está preparada para um contacto com extraterrestres? É curioso ver como há imensas obras de ficção científica que fantasiam com este eventual encontro e que já se fala há bastante tempo sobre este tema. Parece mesmo que estamos mais conscientes do que nunca sobre as probabilidades de encontrar vida extraterrestre inteligente e que estas aumentam a cada nova descoberta científica.

Mas, como será no dia em que iremos ter contacto com uma civilização extraterrestre inteligente? O que irá acontecer? Como iremos actuar? Estamos realmente prontos para esta situação? Há algum plano?

contacto com extraterrestres

O que fazer em caso de contacto extraterrestre?

Os astrónomos têm uma série de recomendações para o caso de detectarem algum tipo de sinal que realmente se possa considerar como sendo de uma inteligência extraterrestre. Não obstante, segundo o caçador veterano de aliens do SETI, Seth Shostak, essas recomendações não servirão muito se os extraterrestres aparecessem na Terra.

Com efeito, e segundo este astrónomo veterano do SETI (Busca de Inteligência Extraterrestre), não existe nem um único protocolo, pelo menos segundo o seu conhecimento, para o caso de haver uma nave extraterrestres a aterrar no nosso planeta.

E mais, para Shostak, seria uma surpresa se houvesse algum tipo de plano ou previsão a esse respeito. Apesar disso, há sempre os militares norte-americanos que têm imensas ideias e planos de contingência, até mesmo no caso de uma hipotética guerra com Inglaterra. E se têm todos estes planos para situações mais imediatas, será que também não terão pensado neste tema em particular?

alien

Como poderá ser um contacto com extraterrestres?

A verdade é que para se traçar um plano de contingência seria necessário ter em conta uma infinidade de pormenores. Como será se os extraterrestres forem hostis e quererem conquistar o nosso planeta? Se forem capazes de chegar até cá e o fizerem, é porque terão algum motivo.

E se forem hostis, será que as nações da Terra irão conseguir coordenar uma defesa em conjunto? Seria necessário usar armamento nuclear apesar dos danos que isso faria ao planeta? Que medidas biológicas deveriam ser adoptadas?

É evidente que tal como estão actualmente as coisas, quer os extraterrestres sejam hostis ou amigáveis, a cooperação internacional seria muito complexa. Segundo Shostak, esta situação poderia transformar-se rapidamente numa competição por ver quem faz o primeiro contacto ou entra em “jogos de guerra” com os extraterrestres.

E tudo se complica ainda mais sem um protocolo internacional de cooperação que regulasse a forma de actuar perante esta situação. Infelizmente, para além disso sabemos que em estado de alarme o perigo é muito real, e que muitas vezes o ser humano é seu maior inimigo.

Por tudo isso, e, segundo a opinião de Shostak, bem como outros investigadores e pensadores, o melhor mesmo é esperar que o tão ansiado contacto extraterrestre que muito tanto desejam, ainda demore a concretizar-se, de forma a dar tempo à Terra estar mais e melhor preparada.

Talvez seja boa ideia dar ouvidos as estas vozes especializadas, como por exemplo este cientista do SETI ou Stephen Hawking, que defendem que haveria muitos perigos num eventual contacto com extraterrestres.

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...