Como os judeus celebram o Natal

Como os Judeus Celebram o Natal? Tradições do Feriado Judaico

Você já se perguntou se os judeus celebram o Natal? Embora a religião mais difundida no mundo seja a cristã, existem muitas outras. Uma dessas religiões é o Judaísmo. Esta é a religião monoteísta mais antiga do mundo, anterior ao Islão e ao Cristianismo. Devido à sua extensa trajetória e história, os judeus têm diferentes crenças, ritos e celebrações. Se quiser saber mais, junte-se a nós neste novo artigo para descobrir como os judeus celebram o Natal?
Como os judeus celebram o Natal

Descubra como os judeus celebram o Natal

O judaísmo é uma religião muito antiga que está espalhada pelo mundo, principalmente devido à enorme migração que esse povo foi forçado a fazer durante o holocausto nazi.
Mas em 1948, após este terrível evento histórico, o Judaísmo renasceria e se fortaleceria novamente com a criação do Estado de Israel, o país onde vive a maioria dos judeus. 

Como o Judaísmo começou? Breve história

O Judaísmo começou quando Abraão foi instado por Deus a abandonar o politeísmo e a migrar para Canaã. Mais tarde, o seu neto, Jacob, teria uma grande descendência que formaria os doze fundadores das doze tribos que compõem o povo judeu. Essas pessoas mais tarde seriam escravizadas no Egito até 1300 aC, e depois libertados por Moisés.
Mais tarde, David tornar-se-ia o rei e mandou construir um lindo templo, que acabaria sendo construído por seu filho Salomão. Este belo templo ainda é um dos lugares a serem visitados em Jerusalém. Embora a Mesquita Al-Aqsa tenha sido construída sobre suas ruínas, vale a pena uma visita se você visitar Israel.

Como os judeus celebram o Natal?

Para começar, podemos dizer que os judeus não celebram o Natal. A principal razão é porque eles respeitam a tradição da Torá. Este é um livro que contém as leis da identidade judaica e a palavra de Deus. Na verdade, a Torá é composta pelos primeiros cinco livros da Bíblia cristã.
Assim, de acordo com a Torá, o Messias nasceria entre julho e agosto. Na verdade, no judaísmo acredita-se que o Messias ainda não chegou, então uma das curiosidades de Israel é que existem cláusulas nos contratos de arrendamento que estipulam o que fazer caso ele chegue.

Então, como é chamado o Natal Judaico?

Como já mencionámos, os judeus não celebram o Natal, mas durante o mês de dezembro fazem uma festa que é muito importante para eles. Este feriado é o Hanukkah, que podemos dizer ser como que o Natal Judaico. Durante esta celebração, o povo judeu se lembra dos dois grandes milagres que Deus fez por eles.
O primeiro desses milagres aconteceu quando os gregos tentaram eliminar o judaísmo, ameaçando exterminar o povo judeu. Esse fato deu início a uma guerra na qual os judeus venceram milagrosamente. Os gregos superavam-nos em número de armas e guerreiros, então esse milagre lembra os povos judeus da história de David e Golias, onde um Davi indefeso, graças à sua fé em Deus, derrotou o gigante temível. Essa história é muito importante e se imortalizou na história da humanidade em diferentes expressões artísticas como o David de Michelangelo, que você certamente já viu.
O segundo milagre aconteceu quando os judeus voltaram ao seu templo, que estava completamente destruído, mas eles ainda queriam acender a Menorá, um candelabro de sete braços representativo da cultura hebraica. O óleo usado para o acender durou oito dias, apesar de ter óleo para apenas um dia. Assim nasceu o Hanukkah, o festival das luzes. 

Como os judeus celebram o Natal com comida?

Conforme já estabelecido, os judeus têm maneiras diferentes de celebrar o Natal. Para começar, a comida é muito diferente. Em primeiro lugar, não comem porco, por ser considerado um animal sujo e impuro.
Assim, nessas datas é tradição judaica comer fritos, devido à grande relevância do óleo na história do milagre de Hanukkah, principalmente Sufganiot e Latkes.
Sufganiot é uma espécie de massa redonda ou donut que é primeiro frita e depois recheada com geleia ou creme.
Latkes é um tempero para panquecas frito feito de batata ralada, farinha de matzo e ovo ou compota de maçã.

Que tradições os judeus têm para celebrar o Hanukkah?

Uma primeira maneira que os judeus celebram o Natal, que na verdade é o Hanukkah, é acendendo o Hanukkah. Esta é uma lâmpada muito semelhante à Menorá, só que possui nove braços. Durante oito dias, cada uma dessas velas é acesa até que as nove sejam completadas. É o pai de família quem inicia esta tradição, acendendo primeiro a vela no centro e depois a primeira da direita para a esquerda. O segundo dia continua com a próxima vela e assim por diante até que todas elas sejam concluídas.
Por outro lado, um jogo muito famoso é o Dreidel, uma espécie de pião, originalmente feito de madeira, e com diferentes faces planas. Diz a lenda que o povo judeu começou a brincar com o Dreidel por causa da proibição grega de ler a Torá. Assim, sempre que um grego estava prestes a descobri-los, os judeus tiravam seus topos e cantavam alegremente. Para este jogo, são utilizadas moedas de chocolate, que devem ser retiradas ou devolvidas, dependendo do que diz a parte superior. 
Outra forma de dizer que os judeus celebram o Natal é que durante os oito dias de Hanukkah as crianças recebem dinheiro. No final do Hanukkah, o dinheiro é recolhido e 10% é distribuído para instituições de caridade.
O que você acha sobre a forma como os judeus celebram o Natal? Embora já tenhamos esclarecido que eles realmente não celebram esse feriado, eles têm o equivalente na celebração do Hanukkah.
Conte-nos se você conhece esta celebração e o que achou mais interessante. Por outro lado, queremos desejar-lhe um Feliz Natal ou um Feliz Hanukkah, independentemente da religião que professa.
4

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...