Símbolos dos Santos

Como Interpretar imagens: Os Símbolos dos Santos

Nunca paraste perante um quadro ou uma imagem de carácter religioso e te questionaste sobre o que representava ou o que fez em vida? No artigo de hoje vamos mostrar os símbolos mais importantes, para que saibas interpretar essas imagens. Chama-se iconografia dos santos ou atributos dos santos a uma série de traços físicos ou elementos, como vestuário, animais ou quaisquer outros objectos, que acompanham habitualmente muitas das representações dos santos e que nos ajudam a saber coisas sobre eles. Como interpretar imagens: os símbolos dos santos

 

Como interpretar imagens: os símbolos dos santos

Este tipo de símbolos dos Santos começou a ser utilizado na Idade Média para que a população que não sabia ler soubesse quem estava representado nas imagens. Os símbolos eram retirados tanto das hagiografias e martirologias, como da Bíblia, dos evangelhos apócrifos e até mesmo de algumas lendas sobre santos.
Símbolos dos SantosEntre os atributos gerais mais utilizados podemos encontrar:
  • Uma lança, indicava que o santo era um soldado.
  • Se leva um cálice, era um sacerdote.
  • Uma palma ou folha de palmeira indica sempre martírio.
  • Um lírio significa virgindade.
  • A espada está ao lado dos que eram cavalheiros e também dos que morreram decapitados.
  • A bandeira é símbolo da nobreza ou mesmo da coroa, embora esta também seja considerada um prémio divino a uma santidade virginal.
  • Uma caveira quer dizer que o santo era um ermita ou um penitente, já que esta representa a recusa perante os prazeres mundanos.
  • A cruz é habitual nos santos que pertencem a alguma ordem religiosa e os bispos usam mitra e bastão.
  • Se vires um dragão aos pés quer dizer que o canonizado venceu os infiéis, hereges ou o demónio.
  • O livro é um símbolo que pode ser encontrado em qualquer santo, mas especialmente nos doutores da Igreja e nos evangelistas.
  • Se levam uma maqueta de uma igreja é porque doaram fundos ou bens para a sua construção.
  • Se levam um rosário é a evidência da sua especial devoção à Virgem Maria.
  • Se levam uma concha, cajado e chapéu é porque eram peregrinos ou estão relacionados com a peregrinação a Compostela.
Como Interpretar imagens
Se queres conhecer os atributos de alguns santos concretos, aqui tens alguns dos mais curiosos e uma obra de arte famosa para que os possas reconhecer:
São Longino leva a lança com que trespassou o tórax de Jesus Cristo.
curiosidades dos santosSão Pedro leva sempre umas chaves: as das portas do Céu, mas também um galo, um peixe, uma cruz invertida ou paramentos papais.
Santa Ágata uns peitos numa bandeja e santa Lúcia uns olhos. São símbolos do seu martírio (Santa Ágata) e do seu patrocínio (a vista).
santosSão Domingos de Gusmão viste um hábito dominicano, cruz e tem uma estrela na testa. Para além disso é acompanhado por um cão com uma tocha e leva na mão um lírio, um livro e um rosário. Tudo isso está relacionado com episódios da sua vida, ou simbolizando a pureza e rectidão.
curiosidadesSão João de Colónia com a palma do martírio e a corda com que foi enforcado à volta do pescoço.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para identificar o saber mais sobre os santos que vemos em muitas obras de arte em museus e igrejas de todo o mundo. Se conheces mais atributos de algum santo, então partilha connosco na caixa de comentários abaixo! Se queres saber mais curiosidades relacionadas com a arte e a religião, então talvez queiras ler o artigo: Gárgulas, os misteriosos vigilantes das catedrais.
13

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...