natal em inglaterra

Como é celebrado o Natal em Inglaterra? 8 Tradições natalícias inglesas

As curiosidades do Natal revelam os segredos de uma das mais belas e universais festividades da humanidade. Embora a origem desta celebração vá de mãos dadas com um acontecimento religioso, o nascimento do filho de Deus para os cristãos, também expandiu o seu significado, elevando-se com valores culturais.
Nós aqui adoramos o mês de Dezembro, e também aprendemos sobre como o Natal é celebrado em diferentes países do mundo. É exatamente por isso que desta vez fomos à elegante terra do chá, para vos contar como se celebra o Natal em Inglaterra, e conhecer muitas das tradições natalícias inglesas que temos a certeza de que vão adorar.
natal em inglaterra

Como é celebrado o Natal em Inglaterra?

Se alguma vez teve a oportunidade de visitar a Inglaterra, saberá que é um dos países mais bonitos e elegantes da Europa. Embora tenha muitas semelhanças culturais com o Reino Unido como um todo, tem também as suas próprias peculiaridades. Por exemplo, a hora do chá inglês é uma coisa sagrada, e os pubs ingleses são a melhor maneira de terminar um dia de trabalho com diversão. Mas se falamos de como o Natal é celebrado em Inglaterra, encontramos temas universais, tais como a árvore de Natal, bem como temas mais peculiares, tais como as inesquecíveis bolachas de Natal.

A Iluminação de Natal

Um ponto chave na forma como o Natal é celebrado em Inglaterra é a decoração das vilas e cidades, e aqui o país inglês simplesmente não foge. Desde as deslumbrantes luzes da Regent Street de Londres, às mais pequenas e pitorescas cidades como Harrogate em Yorkshire. Inglaterra brilha com o seu encanto. Embora seja um costume que se repete em praticamente todos os países onde o Natal é celebrado, em Inglaterra assume um significado especial. Foi em 1881 que a tradição de iluminar as ruas e estruturas da cidade foi inaugurada, e foi estabelecido um marco com o que foi o primeiro edifício do mundo a ser totalmente iluminado por eletricidade. Foi o Savoy Theatre.

A árvore de Natal em Trafalgar Square

Outra das tradições de Natal há muito estabelecidas em Inglaterra é a árvore de Natal em Trafalgar Square, que adorna toda a cidade de Londres, uma árvore cheia de luzes celebrando a paz, e que precedeu o costume de ter árvores de Natal em casa (que só foi estabelecido em 1880).
O simbolismo desta tradição é muito especial. A árvore foi um presente da Noruega, em gratidão pelo apoio que recebeu dos britânicos durante a Segunda Guerra Mundial.

A ceia de Natal

A comida também faz parte das tradições de Natal inglesas e um jantar especial faz parte da cultura inglesa e é um prato obrigatório na época do Natal, com um guisado de cenouras, couves de Bruxelas, pudim Yorkshire, molho, peru e batatas assadas. Estas incluem tartes Mince Pies, pequenas tarteletes ricas feitas com massa de tarte e recheadas com fruta picada e condimentada. Também o pudim, feito com fruta picada e especiarias com um toque de brandy.
natal em inglaterra

As tradicionais pantomimas

E se quiser saber como se celebra o Natal em Inglaterra, os pantomimas são uma das suas mais belas manifestações. É uma tradição que remonta à Idade Média, quando os contos religiosos eram utilizados para realçar as diferenças entre o bem e o mal.
Hoje estão profundamente enraizados na sociedade inglesa, proporcionando entretenimento tanto para crianças como para adultos. São espetáculos cómicos feitos com figuras e sem a intervenção de palavras, geralmente recriando histórias clássicas como a Cinderela, A Pequena Sereia ou Branca de Neve e os Sete Anões.

As Christmas Crakers

E o toque doce mais encantador entre as tradições de Natal inglesas são as adoráveis Christmas Crackers. É um cilindro de papelão enrolado em papel de embrulho com a forma de um doce, a tradição é que duas pessoas puxam as extremidades da embalagem, e quem recebe a maior peça é o vencedor do presente escondido lá dentro.
É um costume básico de como o Natal é celebrado em Inglaterra, transmitido de geração em geração desde meados dos anos 1800. As versões originais tinham uma grinalda no interior feita de papel de cebola, doces e um pedaço de papel com uma piada ou uma frase bonita escrita.
Versões mais modernas incorporaram novas surpresas, tais como saca-rolhas ou truques de magia, sempre com a coroa mas em cores diferentes.

O discurso da Rainha

É impossível falar sobre como se celebra o Natal em Inglaterra sem mencionar o lendário e sempre presente discurso da Rainha. Este discurso é transmitido à Commonwealth, essa Commonwealth das Nações que fazem parte do antigo Império Britânico como a Austrália, Índia ou Jamaica, entre muitos outros países.
O primeiro discurso deste tipo foi proferido pela primeira vez em 1932. Desde então, tornou-se uma tradição para todo o povo inglês, após o assado e as sobremesas, sentar-se e ouvir a Mensagem Real de Natal, na qual o monarca fala dos acontecimentos do ano e dá uma mensagem de unidade e paz.

Boxing Day

Outro marco da celebração do Natal em Inglaterra é o peculiar Boxing Day. É um feriado público celebrado no dia a seguir ao Natal, e a sua tradição remonta à distante era vitoriana. Neste período histórico, as famílias que tinham pessoas a trabalhar para eles no serviço doméstico deixavam-nos sair no dia 26 de Dezembro, pois tinham de estar a trabalhar na própria véspera de Natal. O dia 26 era a data em que estas pessoas da classe trabalhadora podiam ir juntar-se às suas próprias famílias e celebrar o Natal.
Era costume os seus empregadores prepararem e apresentarem-lhes uma caixa contendo presentes, bónus ou comida. Mas o Boxing Day evoluiu, mudando o seu significado original. Ainda é um dia típico entre as tradições de Natal inglesas, mas agora porque significa o início da época de vendas, por isso os ingleses aproveitam a oportunidade de ir às compras.

As canções de Natal

A música é uma parte vital da época festiva e uma das tradições de Natal inglesas mais profundamente enraizadas. A canção de Natal típica em Inglaterra é Christmas Carols. É um costume que mobiliza tanto jovens como velhos. Grupos de todo o país reúnem-se para partilhar e cantar as mais belas canções de Natal. Igrejas, clubes e salas de concertos em todo o país preparam os seus espaços para esta tradição. Um dos eventos mais populares neste sentido é o Cântico de Natal em Trafalgar Square, que se realiza todos os dias à volta da árvore de Natal entre as cinco e as nove da noite até ao dia 24 de Dezembro, e onde as famílias se reúnem para experimentar o melhor do espírito natalício.
E você, conhecia estes costumes e tradições que marcam a forma como é celebrado o Natal em Inglaterra? Consegue imaginar passar a véspera de Natal nas ruas de Londres?
27

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...