O sorriso, ao contrário das demais expressões faciais tem uma versão “diplomática”. Na realidade, sorrimos diariamente sem sentir as emoções que acompanham esta expressão. Pois bem, Guillaume Duchene de Boulogne, neurologista francês, observou que um sorriso falso, ou pouco sincero, apenas activa os músculos dos lábios e da boca, enquanto um sorriso autêntico é uma resposta involuntária a uma emoção espontânea, que também activa os músculos orbiculares existentes em volta dos olhos.
Lembre-se:
- Se o músculo orbicular (o que está em volta do olhos) é activado, isso apenas acontece quando há um prazer real, as bochechas elevam-se e as sobrancelhas descem levemente; se o sorriso for muito amplo, podemos ainda observar brilho nos olhos. Num sorriso falso não acontecem estas alterações em volta dos olhos, já que o músculo orbicular não se pode activar conscientemente, nem os da testa ou das sobrancelhas.
- O sorriso falso aparece demasiado cedo ou demasiado tarde.
- O sorriso falso tende a expressar-se ligeiramente assimétrico num dos lados da cara (normalmente acontece mais no lado esquerdo).
E agora? Já sabe como distinguir um sorriso verdadeiro de um falso?