sorriso

Como distinguir um sorriso verdadeiro de um sorriso falso

sorrisoIsto não é nenhuma piada ou brincadeira. Efectivamente há forma de distinguir quando alguém sorri por obrigação ou se sorri sinceramente. Como? Boa pergunta, vamos ver como funciona.

O sorriso, ao contrário das demais expressões faciais tem uma versão “diplomática”. Na realidade, sorrimos diariamente sem sentir as emoções que acompanham esta expressão. Pois bem, Guillaume Duchene de Boulogne, neurologista francês, observou que um sorriso falso, ou pouco sincero, apenas activa os músculos dos lábios e da boca, enquanto um sorriso autêntico é uma resposta involuntária a uma emoção espontânea, que também activa os músculos orbiculares existentes em volta dos olhos.

 

Lembre-se:

  • Se o músculo orbicular (o que está em volta do olhos) é activado, isso apenas acontece quando há um prazer real, as bochechas elevam-se e as sobrancelhas descem levemente; se o sorriso for muito amplo, podemos ainda observar brilho nos olhos. Num sorriso falso não acontecem estas alterações em volta dos olhos, já que o músculo orbicular não se pode activar conscientemente, nem os da testa ou das sobrancelhas.
  • O sorriso falso aparece demasiado cedo ou demasiado tarde.
  • O sorriso falso tende a expressar-se ligeiramente assimétrico num dos lados da cara (normalmente acontece mais no lado esquerdo).

 

E agora? Já sabe como distinguir um sorriso verdadeiro de um falso?

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...