códigos de barras

O que são os códigos de barras?

códigos de barrasJá viste códigos de barras milhares de vezes, mas já pensaste realmente o que são essas linhas brancas e negras que existem em quase todos os produtos que compramos nos supermercados?

Basicamente, os códigos de barras são na realidade um número que pode ser lido por um scanner. Ou seja, através de um dispositivo óptico com pequeno laser que consegue transformar as barras e os espaços de diferentes tamanhos numa longa série de uns e zeros que o computador pode interpretar facilmente. Este número identifica o produto, estando a ele associado diversa informação como o lugar de procedência do produto, o fabricante, o lugar onde foi vendido, etc.

O uso do código de barras implica certas vantagens em relação aos métodos anteriormente utilizados. Para começar, a velocidade com os produtos são passados pela caixa do supermercado é muito maior (excepto no caso da máquina ter algum defeito ou a viagem ao supermercado se transformar numa odisseia).

Por outro lado, para as empresas também tem algumas vantagens, uma vez que conseguem ter um melhor controlo sobre o inventário e sobre as mercadorias que entram na loja ou que são vendidas, permitindo-lhes aceder a toda esta informação de forma quase instantânea, ao contrário do que acontecia anteriormente. Tudo isto permite fazer um melhor seguimento do produto, uma vez que a informação flui mais rapidamente e permite saber o que se está a vender mais, quais os produtos que precisam de ser repostos, etc.

Uma vantagem adicional para o cliente do supermercado em relação a outros pontos de venda está no facto de ao ser usado o código de barras, o vendedor não pode mudar o preço dos produtos “conforme a cara do cliente” já que se trata de um preço pré-estabelecido e único.

Por outro lado, estamos tão acostumados a ver estes códigos de barras nos produtos que compramos que nem lhes damos atenção. Mas se comprar um artigo da empresa japonesa Design Barcode, irá ter uma agradável surpresa, uma vez que o seu departamento criativo juntou divertidas imagens aos códigos de barrar, tal como podemos ver a mas abaixo. Estas imagens criam um efeito surpresa pois rompem a monotonia dos códigos de barras que estamos acostumados a ver.

codigos

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...