Cinco patologias sem sentido

Cinco patologias sem sentido

Hoje apresentamos cinco estranhas patologias que afectam os nossos sentidos e que principalmente têm a sua origem no cérebro.

Anosmia

A perda ou redução do sentido do olfacto (anosmia) é a anomalia mais frequente do olfacto e do gosto.

É a perda total do olfacto e hiposmia é a diminuição do olfacto, ocorrida por lesão no nervo olfactivo, obstrução das fossas nasais ou outras doenças.

Além da incapacidade se sentir odores, a anosmia também prejudica o paladar. O motivo é que a língua tem capacidade de identificar as seguintes características: doce, salgado, azedo, amargo e glutamato. Como não é possível diferenciar uma substância da outra (uma bala doce e açúcar, por exemplo) através do olfacto, o portador de anosmia vai identificar as duas substâncias como iguais.

Existem dois tipos de anosmia: a parcial e a permanente.A parcial pode ser tratada e tem cura. É causada, às vezes, por obstrução nas fossas nasais devido a uma doença alérgica ou inflamação na língua. O paciente perde o olfacto por determinado período e depois o recupera. Uma causa comum da anosmia parcial é a gripe, que causa leve lesão nos nervos olfactivos. A permanente não possui cura actualmente. Geralmente é causada por lesão grave dos nervos olfactivos, resultada de acidentes automobilísticos, infecções sérias nos nervos da face ou ainda por radioterapia durante o tratamento de cancro.

Cegueira do movimento

Em 1980 uma paciente de Munique na Alemanha, recorreu a Josef Zihl, um neuropsicólogo do Instituto Max Planck de Psiquiatria, porque era incapaz de detectar quando as coisas se moviam ao seu redor ou nas próprias mãos. A estranha cegueira ao movimento da mulher era o resultado de uma apoplexia que havia danificado áreas especificas do se cérebro. O que ela perdeu – a capacidade de ver objectos movendo-se através do espaço – é um aspecto muito importante da visão. Nos animais, esta capacidade é fundamental para a sua sobrevivência: tanto os predadores como as suas presas, dependem de ser capazes de detectar o movimento rapidamente.

Ageusia

A falta do paladar independente da causa chama-se ageusia. A causa mais comum para a diminuição do paladar como um todo é o cigarro, após anos de exposição ao fumo as estruturas que sentem o gosto na língua (papilas gustativas) já não funcionam mais. Alguns remédios, como efeito colateral indesejado, podem causar gosto metálico. Tumores dos nervos que inervam a língua também podem causar distúrbios do paladar, mas já é mais raro.

Cegueira cromática (acromatopia)

Este transtorno é caracterizado pela incapacidade em distinguir claramente as cores do espectro. Na maioria dos casos não se trata de uma cegueira mas de uma dificuldade em distinguir as cores. Existem duas formas de cegueira às cores: o daltonismo e a cegueira total às cores.

Sindrome de Riley-Day

É a incapacidade para sentir dor. O enfermo tem o sentido do tacto, mas as sensações que deveriam produzir dor não o fazem. As pessoas que padecem desta enfermidade são incapazes de dar-se conta de terem sofrido feridas, queimaduras ou roturas de membros, pelo que podem morrer mais jovens devido a acidentes ou de acumulação de feridas.

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...