5 dedos

Porque temos cinco dedos?

5 dedosPorque temos 5 dedos? A questão do polegar oponível. As nossas mãos são uma das principais características que nos distinguem das outras espécies do reino animal.

A anatomia das nossas mãos é praticamente única. Poucas espécies têm mãos parecidas com as nossas.

Mas o que torna assim tão especiais as nossas mãos? Basicamente, o dedo polegar.

A localização do nosso dedo polegar é o que diferencia as nossas mãos das dos outros animais, uma vez que permite que este seja oponível aos demais dedos.

O polegar é o dedo mais importante dos hominídeos – é completamente oponível aos outros dedos, o que significou uma aquisição evolutiva que permitiu a estes animais a utilização de instrumentos, com os quais podem mais facilmente defender-se e modificar o meio ambiente para melhor sobreviverem. O polegar pode realizar uma rotação de 90º, ficando perpendicular à “palma” da mão, enquanto os outros dedos conseguem apenas um ângulo aproximado de 45º.

Algo que parecia tão simples como um dedo polegar é na realidade uma característica evolutiva de uma enorme importância.

polegar oponível

Únicas, mas nem tanto – Animais com 5 dedos mas sem polegar oponível

Não somos os únicos animais com cinco dedos em cada mão e pé. Existem outros, tanto mamíferos como repteis e mesmo aves, que também têm cinco dedos.

A pata do lagarto, a do gato ou a do sapo, a asa do morcego, a barbatana da baleia, e obviamente as mãos do macaco, também cumprem esta regra. Isto deve-se ao facto de todos eles (mamíferos, pássaros, repteis e anfíbios) se agruparem dentro de uma família: os tetrápodes, cuja característica é o desenvolvimento de cinco terminações da extremidade.

Então…

É nos seres humanos exclusivamente onde as mãos adoptam uma forma peculiar que a transforma na ferramenta mais eficaz criada pela natureza.

Falo do polegar oponível, que apenas no caso dos seres humanos pode tocar a ponta dos restantes quatro dedos, e que por sua vez alcança um comprimento consideravelmente longo.

A conclusão é que os cinco dedos não são únicos da nossa espécie, mas o polegar oponível é. O que nos torna humanos é uma pequena diferença (que é enorme ao mesmo tempo), para além de muitas outras coisas., como o nosso intelecto e nossa consciência de SER. Mas isso já é algo mais complicado…

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...