Investigações recentes mostraram que quando a carga horária de trabalho é mais do que 8 horas por dia, não só a produtividade é escassa, como também a saúde do trabalhador é afectada de forma bastante negativa.
Continua a ler e descobre mais sobre as razões pelas quais deves ter cuidado se costumas trabalhar mais do que 8 horas por dia.
Ter uma carga horária de trabalho com mais de 8 horas por dia pode ser muito perigoso para a saúde
Diversas organizações e investigadores independentes estudaram os efeitos sobre a saúde de pessoas que trabalham 8 ou mais horas diárias. O valor standard aceitável de trabalho são 40 horas semanais, repartidas entre 5 dias da semana.
Há muitos factores que influenciam a extensão deste horário, pelo que grande parte dos trabalhadores em todo o mundo acaba por fazer jornadas laborais com mais de 8 horas diárias.
Quais são as consequências de uma carga horária de trabalho exagerada para a saúde do trabalhador?
- Os trabalhadores que trabalham em média 10 horas diárias têm até mais 60% de probabilidades de virem a ter graves problemas cardíacos.
- Trabalhar mais do que 40 horas semanais está associado a um aumento de dependências relacionadas com álcool e tabaco. Ainda assim, é mais provável que as mulheres sofram de depressão.
- O excesso de trabalho afecta não só a saúde, como também as relações pessoais. Neste caso, os estudos mostraram também que as pessoas que trabalham entre 50 a 60 horas semanais costumam ter problemas familiares. Estes problemas aumentam até 30% quando a pessoa dedica mais do que 60 horas semanais ao trabalho.
- A produtividade do trabalhador também é afectada significativamente quando se trabalha mais do que 8 horas por dia e as horas de trabalho semanais superam as 50.
- Nas empresas cujos horários laborais não superam as 40 horas semanais, regista-se uma média de ausências na ordem dos 9%. Este número aumenta dramaticamente nas empresas que superam estas horas de trabalho, podendo chegar até aos 50%.
- Estresse, fadiga, insónias, depressão, lesões, problemas de tensão e muitos outros inconvenientes estão associados ao excesso de trabalho.
O que fazer?
Há ainda muita coisa a melhorar no âmbito laboral. Apesar de tudo, há cada vez mais empresas a adoptar horários de trabalho flexíveis, cujos objectivos estão focados em projectos concretos, definidos e que devem ser cumpridos num determinado prazo. São empresas que valorizam muito mais a qualidade do trabalho em detrimento do tempo dedicado ao mesmo. O resultado costuma ser um aumento na produtividade e uma melhoria na saúde do trabalhador.
Imaginavas que trabalhar tantas horas podia ser assim tão prejudicial para a saúde? Sem dúvida que estes dados nos fazem reflectir sobre os nossos hábitos de trabalho.
Por vezes, precisamos de algum tempo para parar e pensar um pouco onde estamos a investir o nosso tempo. Se és um trabalhador ou empresário, então talvez seja boa ideia rever o número de horas que tu, os teus colegas, ou os teus trabalhadores dedicam ao desempenho de tarefas profissionais e, pensar seriamente se vale a pena estar a arriscar as tuas relações pessoais, a saúde física e a estabilidade mental por isso.
Ao fim e ao cabo, um trabalho é algo acessório (embora necessário) que pode mudar em qualquer altura, mas as pessoas e os problemas causados por uma carga horária de trabalho exagerada são para toda a vida.
PortugalCarreira
Por isso, respeite as suas folgas e, sempre que possivel, durma uma boa quantidade de horas para que seu organismo possa se recuperar do dia que acabou. Isso e essencial para garantir a energia e a produtividade durante a semana. O mal-estar fisico esta diretamente relacionado a falta de descanso. Trabalhar demais traz consequencias nocivas para o corpo, como dores e uma serie de problemas de saude que podem se intensificar com o tempo.