Burj Dubai – O prédio mais alto do mundo

Burj Dubai – O prédio mais alto do mundo

Foi hoje inaugurado o prédio mais alto do mundo, chamado de Burj Dubai, que em árabe quer dizer Torre Dubai.

Este edificio tem mais de 800 m de altura, 160 andares, pode ser visto de uma distância de 100kms, e ultrapassa em algumas centenas de metros o prédio que detinha o titulo de mais alto do mundo, o Taipei 101, em Taiwan, que mede 508 m de altura.É duas vezes mais alto que o Empire State Building, em Nova York, e tem o exterior coberto com cerca de 28 mil painéis de vidro, que brilham ao sol do deserto.

O Burj Dubai, inclui mais de mil apartamentos, tem 49 andares de escritórios e um luxuoso hotel Armani nos pisos inferiores, sendo o elemento central de um gigantesco projecto imobiliário de 20 mil milhões de dólares, que dá pelo nome de “Downtown Burj Dubai”. Este complexo conta com 30 mil apartamentos e o maior centro comercial do mundo.

Para a sua construção foi necessário ultrapassar muitos desafios técnicos e logísticos sem precedentes, não apenas devido à sua altura, mas também porque no Dubai ocorrem ventos fortes, que chegam aos 50 km/h, podendo no topo deste edificio chegar aos 150km/h, e além disso ainda está perto de uma falha geológica.

Segundo Mohamed Ali Alabbar, director da Emaar, da empresa responsável pela construção “Você encontra as soluções para o problema, mas sempre se pergunta se elas vão realmente funcionar”.

“Fomos atingidos por raios duas vezes, houve um grande terremoto no ano passado, com origem no Irão, e tivemos todos os tipos de vento atingindo o prédio durante a construção. Os resultados foram bons e eu cumprimento os arquitectos e profissionais que ajudaram a construí-lo.”

No Dubai tudo é maior e mais arrojado. Nos últimos anos, a cidade atraiu a atenção internacional com as suas famosas ilhas artificiais em forma de palmeira, edifícios de arquitectura dinâmica, e um hotel sete estrelas, o Burj Al-Arab.

Mas como em muitos dos outros prédios mais altos do mundo do passado, o Burj Dubai foi planeado e construído durante os anos de crescimento econômico, e foi concluído durante a crise global do mercado de crédito, tendo alguma semelhança com o Empire State Building, que foi concluído durante a Grande Depressão dos anos 30, e as Torres Petronas, na Malásia, durante a crise asiática nos anos 90.

Muitos questionaram se o novo edifício seria um elefante branco, mas Ali Alabbar, presidente da empresa responsável pela construção, afirma que 90% do prédio já foi vendido, e que a construtora já obteve mais de 10% de lucro.

A maioria dos imóveis foi vendida ainda na planta, antes da crise no mercado imobiliário, e os compradores já pagaram 80% do valor, com os 20% restantes a serem pagos no acto de entrega.

Para os investidores, o resultado de seu empreendimento é ainda incerto. No auge de sua avaliação, os imóveis valiam até 5 500 dólares por metro quadrado, mas com a crise, o preço chegou a cair 50% e pode cair outros 30%, segundo o analista imobiliário do banco de investimentos USB Saud Masud.

Burj Dubai - O prédio mais alto do mundo 3

Curiosidades

  • O Burj Dubai possui um posto de observação a 442 metros de altura.
  • A quantidade de janelas de vidro colocadas no Burj Dubai daria para fechar 20 estádios de futebol e 30 de futebol americano.
  • A quantidade de energia elétrica usada no Burj Dubai é equivalente ao gasto de 500 000 lâmpadas de 100 watts ao mesmo tempo.
  • O Burj Dubai possui o peso equivalente de 100 000 elefantes.
  • O Burj Dubai necessita de 1 000 000 litros de água por dia.
  • A antena do Burj Dubai pode ser vista a cerca de 100 km de distância.
  • Possui um dos dois hoteis de 7 estrelas do Mundo(o outro é o Burj al Arab, também em Dubai), o Accor Ar’Kalifb nos andares 75 a 88.
  • Visto de cima, o Burj Dubai forma uma rosa.
6

Um Comentário

  1. Centro de Solicitação de Visto para Dubai (CSVD)
    Jun 1st

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...