coca cola

Breve história da Coca-Cola

coca colaÉ provavelmente a bebida mais conhecida em todo o mundo, mas tem alguns detalhes sobre a sua história que certamente muito desconhecerão.

No dia 8 de maio de 1886, o farmacêutico John S. Pemberton colocou pela primeira vez à venda um xarope que rapidamente seria baptizado pelo seu contabilista com o nome de “Coca-Cola”. Em Portugal esta bebida refrescante e borbulhante chegou nos anos 20. Fernando Pessoa escreveu o slogan de lançamento da Coca-Cola: “Primeiro, estranha-se. Depois, entranha-se”. A coca-cola viria a ser interdita pelas autoridades, por, alegadamente, se tratar de um produto susceptível de criar habituação.

O director de Saúde de Lisboa mandou mesmo apreender o produto existente no mercado e deitá-lo ao mar. Justificava o seu entendimento argumentando que se do produto faz parte a coca, da qual é extraído um estupefaciente, a cocaína, a mercadoria não podia ser vendida ao público, para não intoxicar ninguém; mas se o produto não tem coca, então anunciá-lo com esse nome para o vender seria burla, o que igualmente justificava que ele não fosse permitido no mercado. Perante o «slogan» de Fernando Pessoa, o médico entendia que ele era o próprio reconhecimento da toxicidade do produto, pois que, se primeiro se estranhava e depois se entranhava, isso é precisamente o que sucede com os estupefacientes que, embora tomados a primeira vez com estranheza, o paciente acaba por adquirir a sua habituação.

Actualmente são consumidas em todo o mundo nada mais, nada menos que 1.700 milhões de bebidas pertencentes à “The Coca-Cola Company”.

Como referimos no início deste artigo, John S. Pemberton desenvolveu a fórmula deste novo xarope, mas seria o seu contabilista, Frank Robinson, o responsável pelo nome deste novo produto. Ele pensou que duas letras “C” ficariam bem na publicidade e sugeriu o nome de “Coca-Cola”. É curioso verificar agora que as primeiras vendas eram apenas de 9 unidades por dia.

Em relação à embalagem há que dizer que a garrada “contour” apareceu em 1915 quando a companhia, com o objectivo de unificar as embalagens da marca, fez um concurso para criar uma garrafa que se diferenciasse de toda a competição. O vencedor foi Alexander Samuelson da Root Glass Company, que inspirado na foto da fruta do cacau, criou a garrafa com os contornos que se conhece.

Um dos segredos mais bem guardados pela companhia é a sua fórmula secreta, que se tem mantido inalterada desde 1886 e que está guardada no Sun Trust Bank Building de Atlanta. Apenas duas pessoas em todo mundo conhecem a fórmula e a forma de misturar correctamente todos os ingredientes. Nunca viajam juntos, não frequentam os mesmos locais, não comem os mesmos pratos, nem dormem no mesmo hotel.

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...