É verdade, a natureza está cheia de curiosidades e de histórias por contar. Vamos hoje falar de bichos curiosos, mais concretamente da Elysia chlorotica, uma lesma marinha, da família Placobranchidae, que habita no litoral norte-americano, desde as costas da Nova Escócia até ao sul da Flórida. Tornou-se conhecida por ser o primeiro animal conhecido capaz de produzir clorofila e de realizar a fotossíntese. Utiliza a cleptoplastia para assimilar os cloroplastos das algas que consome. Deste modo pode procurar alimento graças à fotossíntese quando escasseiam exemplares das algas que consome. Isto significa que é o único animal conhecido que consegue a sua energia, sem ter de obtê-la de outros animais ou plantas. Os outros animais obtêm a energia comendo vegetais ou outros animais que por sua vez comeram vegetais.
A lesma “rouba” os cloroplastos das algas que consome e os genes responsáveis pela produção de clorofila, conseguindo transmiti-los às gerações seguintes, incluindo-os na sua linha evolutiva. Esta curiosa espécie come algas, mas ao contrário de outros animais que as comem, dentro desta lesma são decompostas para que as estruturas fotossintéticas fiquem preservadas.
Estas estruturas chamadas plastídios movem-se pela pele, e uma vez ali fazem a fotossíntese. É assim que a chlorotica consegue produzir os seus alimentos ao estilo das plantas. Estes plastídios conseguem funcionar durante meses.
Esperamos que tenha gostado deste primeiro artigo de uma série sobre bichos curiosos. Continue a seguir-nos a a conhecer mais curiosidades sobre a natureza.