A ciência apresenta-nos frequentemente mistérios e situações insólitas. Desta vez apresentamos algo verdadeiramente estranho e que fará as delicias dos curiosos.
Uma equipa de cientistas descobriu no rio Mekong (Vietname) uma espécie de peixe cujos órgãos reprodutores se encontram na cabeça. Desde logo, algo absolutamente insólito e que apenas uma imaginação fértil seria capaz de imaginar.
Apesar de não ser único, é curioso devido à localização do órgão sexual. “Este peixe é a 22.ª espécie de uma família onde todos os machos têm o pénis na cabeça”, explicou Koichi Shibukawa (da Fundação Nagao para o Ambiente Natural), um dos autores do artigo na revista Zootaxa, que revelou este peixe ao mundo. Chamaram-lhe Phallostethus cuulong, o que remete para o local onde foi encontrado: Cuu Long é o nome vietnamita para o delta de Mekong. Fazem parte da família dos Phallostethidae. Esta família de peixes tem a mesma característica comum. São conhecidos também como “peixes em erecção”.
Este tipo de peixe tem um órgão copulatório muito complexo, denominado priápio, situado debaixo da garganta. O priápio foi o nome dado ao órgão copulatório em homenagem a Príapo, o deus grego da fertilidade, parece um canivete suíço pela quantidade de funções que desempenha. Além do orifício genital, tem uma bolsa semelhante aos testículos, o ânus e ainda umas “serras” que servem para prender a fêmea durante o acto sexual. Podem agarrar-se às fêmeas e fecundar de internamente os ovos. Desta forma, estes peixes levam a cabo ao acto sexual cara a cara. O acto é feito a alta velocidade, algo habitual nos peixes.
Mas o fundamental é que ainda não são conhecidos os motivos evolutivos pelos quais estes peixes apresentam assim os seus órgãos. Um mistério da ciência mais, mas que neste caso até tem a sua graça. E tu? O que achas de haver animais assim?