raça de cães que não ladra

Basenji. A raça de cães que não ladra

Se já pensaste em ter um companheiro canino, mas a pouca tolerância aos latidos está a impedir-te de adoptar um cão porque “a tranquilidade está em primeiro lugar”, então talvez seja altura de conhecer os cães da raça basenji, uma raça de cão que não ladra. Estes cães serão provavelmente a tua única esperança para teres a companhia destas maravilhosas criaturas que nos tornam a vida mais alegre. Sabe aqui mais alguma informação sobre estes amigos caninos de origens longínquas com uma qualidade única e singular.

raça de cães que não ladra

Basenji, a raça de cães que não ladra

Estes pequenos animais com características únicas são também conhecidos como cães do Congo, cães africanos mudos ou cães basenji, a raça de cão que não ladra. São atléticos, vivazes e podem até ser muito obedientes quando treinados devidamente. É devido à estrutura das suas cordas vocais que estes animais de orelhas pontiagudas, pescoço alongado e patas curtas não podem ladrar como as outras espécies de cães.

A raça basenji tem origem no oeste de África. Segundo reza a lenda que data de tempos remotos, os cães que não ladram eram grandes caçadores, capazes de derrubar animais ferozes que os superavam em dentes e em tamanho. Esta tenacidade granjeou-lhes o respeito dos africanos, para além se de acreditar que espantavam os maus espíritos apenas com a sua presença, pelo que a companhia destes cães era muito apreciada. Eram queridos e até adorados como animais sagrados.

Imaginemo-los há milhares de anos, errando pelas selvas africanas, com os sentidos em alerta, em busca de aventuras ou de uma nova presa. Apesar dos vários elementos da personalidade primitiva dos cães basenji lhes terem permitido sobreviver à passagem dos séculos, não deixes que o seu espírito predador te confunda, pois são cães curiosos, carinhosos, brincalhões e enérgicos. O único e maior perigo desta raça é poderem “caçar” o teu coração com o seu encanto.

BasenjiOs conhecedores desta espécie recomendam-nos para cães de companhia para pessoas adultas que prefiram um animal silencioso mas receptivo. Também é o cão ideal para os mais pequenos, pois são criaturas apegadas e de carácter alegre.

Comentámos que os basenji são cães silenciosos, mas tal é a sua vontade de comunicar com os humanos que de vez em quando tentam emitir sons. Por vezes estes sons podem parecer como um grunhido ou uma espécie de canto tirolês, como costumam ser descritas pelos donos destes belos animais as tentativas de “ladrar” do cão que não ladra.

Outro dos atributos do basenji é a sua pelagem, sendo pouco perfumado em comparação com outras raças de cães, costumando limpar-se a si próprio o que os torna numa das raças mais asseadas conhecida.

Já conhecias os cães da raça basenji? Gostavas de ter um em casa?

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...