As primeiras imagens completas do Sol em 3D

As primeiras imagens completas do Sol em 3D

As primeiras imagens completas do Sol em 3D 4

Pela primeira vez na historia temos a oportunidade de ver a nossa estrela pela frente e por trás ao mesmo tempo. A façanha foi tornada possível graças aos satélites gémeos STEREO, que foram colocados numa posição de 180º de diferença, um em frente ao outro e estão a captar toda a superfície solar de uma só vez.

As sondas STEREO foram lançadas pela NASA no mês de Outubro do ano de 2006, com a finalidade de fazer um estudo completo do Sol em 3D. Desta forma espera-se poder compreender melhor a complexa actividade do Sol e assim poder prever da melhor forma a actividade solar.

Ambas as sondas encontram-se numa orbita heliocêntrica, a STEREO A (Ahead) viaja por dentro da órbita do nosso planeta, enquanto que a STEREO B (Behind) o faz por fora.

Com o passar do tempo as sondas irão aumentando o ângulo em relação à Terra, e por volta do ano 2015 passarão mesmo por detrás do sol (o que provocará a perda de contacto com elas) e no ano 2023 voltarão a acercar-se do nosso planeta para continuar a enviar-nos imagens do Sol.

Aqui temos dois vídeos onde se vêm as imagens das sondas STEREO

Fonte: First Ever STEREO Images of the Entire Sun(NASA)

1

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...