lobo

As origens do cão: Quando e onde foi domesticado o lobo?

lobo

Os cães foram domesticados muito tempo antes dos gatos. As teorias sobre a domesticação dos lobos basearam-se em restos arqueológicos de alguns deles, os quais já apresentavam traços de domesticação. A convivência entre o lobo e o homem aconteceu durante o tempo suficiente para ter ocorrido uma transformação genética que deu origem ao cão. Mas quando e onde é que isso aconteceu?

Esta é a questão do milhão de dólares. Se esse momento está situado por volta dos 5.000 anos no caso dos felinos, em relação aos cães encontramos teorias muito diferentes, embora na sua maioria não existem grandes provas que as comprovem sem margem para dúvidas.

 cão

Ásia, Europa, e quando?

Um estudo norte-americano difundido em finais do ano de 2013 na revista Science defende que os lobos foram domesticados por caçadores-recolectores europeus há mais de 18.000 anos. Com a passagem do tempo, os cães evoluíram até se tornarem animais de estimação, afirmam os cientistas do departamento de Ecologia e Evolução da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA).

Para chegar a esta conclusão analisaram os genomas de seis famílias actuais de lobos e verificaram que nenhuma delas partilhava qualquer genoma parecido ao dos cães domésticos actuais. Também não foram encontrados genomas parecidos aos lobos mais antigos. Assim, concluíram que os cães provêm de um antepassado ancestral comum há muito extinto.

Anteriores investigações são divergentes nas conclusões. Uma das teorias, difundida no ano de 2011, situa o momento da domesticação há pelo menos 33.000 anos. Sustentada por Susan Crockford, investigadora da Pacific Indentications Inc., a teoria baseia-se na análise de um esqueleto de lobo parcialmente domesticado nessa altura e que foi encontrado no sul da Sibéria.

Outras teorias apontam para uma origem asiática dos cães, uma vez que naquela região existe uma maior diversidade genética. Uma delas foi levada a cabo pelo Real Instituto de Tecnologia de Estocolmo, e defende que as condições propícias aconteceram no período entre 11.000 a 14.000 anos na China. Afirmam que todos os cães do planeta pertencem a uma única linhagem e que o interesse do ser humano pelo lobo, obedecia na sua origem a um simples interesse alimentar. Basicamente pensa-se que foram domesticados para poderem ser comidos pelos seres humanos. Para além disso, nos dias de hoje os chineses ainda o continuam a fazer.

Imagens @Robert Dewar e Nkolus

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...