Vamos hoje fazer uma pequena viagem pelas luas do Sistema Solar. O nosso sistema solar tem uma grande quantidade de luas. São um total de 174 descobertas até à data, das quais a maioria fica localizada nos planetas Saturno (62) e Júpiter (63).
Destas 174 luas, 168 encontram-se nos planetas “grandes” (Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno), enquanto as restantes 6 luas orbitam em torno dos planetas pequenos ou “planetas anãos” (Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris).
Vamos conhecer algumas das luas mais importantes do nosso sistema solar.
Fobos
Esta lua orbita sobre Marte e a pouca distância deste planeta. Tem um diâmetro de apenas 22 km e os cientistas dizem que se nos pudéssemos colocar nela, Marte nos pareceria 2500 vezes mais brilhante do que a nossa própria Lua.
Europa
Esta lua foi descoberta por Galileu Galilei em 1610 e tem um diâmetro de 3126 kms. Toda a sua camada exterior está congelada mas tem um núcleo muito quente.
Jápeto
Orbita sobre Saturno e é conhecida como a Lua Yin-Yang, uma vez que tem duas cores perfeitamente definidas e delimitadas.
Se existe um inferno real no sistema solar, ele fica aqui. Esta lua de Júpiter tem uma grade quantidade de vulcões que expelem 100 vezes mais lava do que qualquer vulcão da Terra. Tem altos níveis de radiação e lagos de ácido sulfúrico, sendo o Loki Patera um deles e medindo 200 kms.
A Lua
O satélite que vemos todas as noites nada mais é do que os restos de uma colisão de um protoplaneta que chocou contra a Terra nos primórdios do sistema solar há cerca de 4500 milhões de anos. Os cientistas dizem que esta colisão ajudou a estabilizar o eixo terrestre e a evitar mudanças climáticas extremas. Por essa razão a Lua teve grande influência na formação de vida na Terra.
Tritão
Por vezes é colocado em questão se esta lua devia ou não ser considerada como tal, uma vez que muitos a consideram como sendo um planeta anão, tal como Plutão. Orbita sobre este último e tem um diâmetro de 2.705 quilómetros. Foi descoberta em 1846 por W. Lassel.