aranhas venenosas

As 3 aranhas mais venenosas do mundo

aranhas venenosasNa minha opinião, francamente tendenciosa, a aracnofobia é uma fobia totalmente justificável, pois no caso das aranhas estamos a falar de bichos realmente repugnantes. Este artigo foi pensado inicialmente para fornecer informação sobre as três aranhas mais venenosas do mundo, mas afinal o resultado talvez venha ainda reforçar mais o medo, o pânico e a repulsa que as pessoas costumam sentir por estes animais.

Num suposto pódio das Olimpíadas aracnídeas, com a medalha de bronze, poderíamos encontrar no terceiro posto das aranhas mais venenosas, a mais famosa das três, a celebre viúva negra, célebre por matar o macho na cópula (depois de e não antes de, naturalmente).

Se você for eventualmente mordido por uma viúva negra (a aranha), lamento ter de lhe dizer isto, mas o veneno irá provocar-lhe dores musculares intensas ou mesmo causar a morte por paralisia do sistema nervoso.

No segundo lugar, com a medalha de prata, encontramos a Atrax robustus, uma aranha bastante agressiva e natural da Austrália. Esta aranha tem a infeliz tendência de entrar nas casas das pessoas sem pedir licença (se calhar tem alguma em casa, é melhor dar uma vista de olhos…).

A mordedura da Atrax robustus causa uma dor intensa pois tem umas presas enormes e o PH do seu veneno é elevado. Como se apenas a dor não fosse já suficiente, depois da mordedura vêm os formigueiros, as convulsões, os vómitos, as náuseas, os suores frios, a salivação e por vezes a morte (existe um antídoto, mas nunca se sabe…).

Finalmente a medalha de ouro vai para a Armadeira (também conhecida como aranha-macaco ou aranha-de-bananeira), nome com que é conhecida no Brasil a Phoneutria, uma pequena aranha com pouco centímetros mas que tem um veneno extremamente potente. Os sintomas após uma mordedura são, para além dos suores, problemas de visão e alterações cardíacas potencialmente fatais (por acaso a sua visão não está um pouco cansada? Veja lá se não tem nenhuma picada na pele…).

2

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...