As 10 formações rochosas mais estranhas do mundo – Parte 2

As 10 formações rochosas mais estranhas do mundo – Parte 2


Gostaram da primeira parte das 10 formações rochosas mas estranhas do mundo? Pois agora trazemos a segunda parte. Existem rochas de todas as formas e estas são as mais raras e mais famosas do mundo.

6. Austrália: Rocha Ayers (Ayers Rock)

A formação de arenito Ayers Rock fica localizada a 470 quilómetros da cidade de Alice Springs, na Austrália, e tem cerca de 348 metros de altura desde o solo arenoso e tem um perímetro de mais de 9,65 quilómetros. É um dos símbolos da Austrália. A Ayers Rock muda a sua cor de vermelho para castanho à medida da deslocação do sol da madrugada até ao crepúsculo. É um lugar de peregrinação dos habitantes nativos. Existem ainda pinturas murais com motivos misteriosos perto desta formação. Segundo os estudiosos, a Ayers Rock formou-se à 500 ou 600 milhões de anos e tem uma superfície muito lisa devido a já ter estado submergida no oceano. Parece um monumento quando se avista ao longe.

7. Utah (Estados Unidos): Rocha com Sombras (Meltings Shadows)

A foto mostra outra beleza de Utah, com a sombra da montanha Bridger-Jack sob o Sol da madrugada, e o Vale Lavender Canyon. É mais uma formação de arenito que ganhou forma à 200 milhões de anos devido à sedimentação, quando havia dunas de areia de varias centenas de metros de altura na zona.

8. Nova Zelândia: Rocha em forma de maçã partida ao meio (Split apple rock)

Esta rocha tornou-se famosa devido à sua estranha forma e está localizada numa ilha ao sul da Nova Zelândia, no Abel Tasman National Park, um famoso destino turístico. Ninguém sabe muito bem como ela se formou.

9. Austrália: Picos Rochosos (The pinnacles)

Estas formações calcárias em forma de picos ficam no Namberg National Park, no oeste da Austrália. Estas rochas foram formadas devido a um fenómeno de “lixiviação” de cal de areia e pela chuva.

10. Canadá: Rocha Perce (Perce Rock)

A Perce Rock, uma das maiores formações rochosas em arco do mundo, já teve dois arcos, mas no dia 17 de Junho de 1845, um deles caiu. Mesmo assim ainda ficou um dos arcos, com 15 metros de altura. Este cenário é um dos sete lugares considerados mais belos do Canadá.

Que achaste das 10 formações rochosa mais curiosas, estranhas e raras do mundo? Seguramente que existem muitas mais… e que tal partilhares aqui alguma que conheças?

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...