aranha

Aranhas que respiram debaixo de água

aranhaAs aranhas nunca despertaram grande simpatia por parte do ser humano. No entanto, a sua má fama não impede que sintamos alguma curiosidade para com estes seres. E a verdade é que os aracnídeos jamais deixam de nos surpreender. Com efeito, será muito provável que seja uma surpresa para muitos a existência de aranhas que respiram debaixo de água.

A aranha de água (Argyroneta aquatica), que tem um tamanho médio de dois centímetros, é a única espécie de aracnídeo capaz de estar submersa na água durante toda a vida. A aranha de água convive com peixes e outros bichos em charcos um pouco por toda a Ásia e Europa. Estas aranhas mudam a sua famosa teia por um ninho de seda que fixam nas algas para que este permaneça na água. Talvez a característica mais curiosa deste tipo de aranha seja o facto de procurarem e recolherem bolhas de oxigénio na água e, agarrando-as ao abdómen, carregam-nas para o seu precioso ninho.

Apesar de a vida da aranha do mar decorrer inteiramente sob a água, é dotada com pulmões que funcionam como um sino de mergulho, graças às mencionadas bolhas de ar. Dado que são animais pouco frequentes, um grupo de cientistas da universidade de Humboldt na Alemanha, deslocaram-se ao rio Eider para estudarem o seu comportamento.

Desta forma, reuniram umas quantas aranhas e levaram-nas para o laboratório, onde simularam o ambiente de um charco num dia de verão. Das investigações foi retirada a conclusão de que a aranha de água é capaz de capturar essas borbulhas de oxigénio, mesmo da água mais estagnada e quente.

As bolhas de oxigénio capturadas por estas aranhas proporcionam-lhes oxigénio suficiente para sobreviver perfeitamente durante umas 24 horas, algo que contradiz as teorias que diziam que o oxigénio acumulado numa bolha seria apenas suficiente para respirar durante cerca de vinte minutos.

Seja por uma razão ou por outra, o mundo dos aracnídeos está repleto de surpresas. Talvez seja tempo de perder o medo às aranhas.

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...