cães ou gatos

A ciência responde: que animal de estimação gosta mais de nós? O cão ou o gato?

cães ou gatosOs animais de estimação alegram a nossa vida. Se estás a pensar em ter um cão ou um gato, a decisão pode ser difícil, mas a ciência pode-nos dar uma mãozinha se procuras amor.

Um grupo de neurocientistas quis saber que animal amava mais o seu dono e por isso realizou uma experiência muito interessante. Quem gosta mais do seu dono? O cão ou o gato?

Há quem defenda a lealdade e alegria dos cães, enquanto outros preferem a companhia e o ronronar dos gatos. Cada animal de estimação tem coisas a favor e contra, mas quando falamos de amor para com os donos, há um lado que ganha e por larga distância.

cãoNeurocientistas e especialistas em animais estudaram os sentimentos dos animais de estimação para com os respetivos donos para um documentário da BBC e concluíram que os cães amam muito mais os seus donos do que os gatos, e tudo isso foi demonstrado de forma científica.

Os cientistas realizaram uma experiência com dez cães e dez gatos antes e depois da interação com os respetivos donos, procurando medir os níveis de oxitocina, a chamada hormona do amor na saliva.

Para realizar a investigação, os especialistas recolheram amostras de saliva de cães e de gatos, cerca de dez minutos antes de irem brincar com os seus donos e dez minutos depois de terminada a sessão de brincadeira, tendo os resultados sido bastante interessantes.

Os investigadores quando fizeram a recolha da saliva antes da interação entre animais e donos puderam determinar o nível normal de oxitocina dos animais. Nos humanos, a oxitocina é libertada quando estamos com alguém que amamos ou quando passamos por um evento recheado de sentimentos positivos.

gatosAparentemente os cães têm um mecanismo semelhante ao dos seres humanos ao sentir carinho ou quando estão com alguém de que gostam, uma vez que dez minutos depois de brincarem ou estarem com os donos, apresentavam níveis de oxitocina 57.2 % superiores, enquanto no caso dos gatos o aumento era de apenas 12 %. Se nos basearmos puramente nas hormonas e nos números, os cães experimentam essa sensação de amor cerca de cinco vezes mais do que os felinos.

Os resultados da investigação não são suficientes para determinar que os gatos não sentem um afeto forte em relação a quem cuida deles. Talvez os cães tenham processos afetivos mais parecidos aos dos humanos do que os gatos. Quem sabe?

Em todo o caso, se tiveres um animal de estimação, não te preocupes com os números e tenta apenas em fazê-lo feliz porque esse ser de quatro patas faz parte da tua família.

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...