rosto bonito

A vantagem de não ser nem bonito nem feio

feios bonitos

Inspirar confiança não depende apenas da atitude, do que se diga ou deixe de dizer. Como é fácil de adivinhar, também o rosto têm influência para que as pessoas considerem os outros mais ou menos confiáveis, pelo menos à primeira vista, ou seja, quando ainda não se conhece a pessoa.

Segundo um estudo recente levado a cabo por investigadores da Universidade de Princeton, na Austrália, as pessoas costumam confiar mais em quem tem um rosto comum, e que não se destaque nem por ser feio, nem pela sua beleza.

Maior desconfiança em relação a quem é mais feio

Já se diz há muito que no meio é que está a virtude. Esta é uma máxima que neste caso também parece funcionar. No entanto, entre confiar numa pessoa bonita ou numa feia, esta última fica a perder.

As faces típicas que nos são mais familiares por partilharem traços raciais também poderiam inspirar mais confiança em relação àquelas que nos são estranhas por pertencerem a pessoas de outras culturas, regiões ou países. De novo, a familiaridade, o não se sair do esperado é premiado dando-lhe um maior grau de confiança.

Encontrar uma possível relação entre esta reacção instintiva e o racismo é o objectivo de futuras investigações que serão levadas a cabo por esta mesma equipa de investigação.

rosto bonitoO estudo chegou a estas conclusões depois de terem apresentado um total de nove caras de diferentes belezas a vários grupos de análise. Cada participante qualificou as fotos em três ocasiões, até finalmente não haver lugar a dúvidas. Se bem que os rostos mais bonitos eram considerados mais atraentes na hora de manter relações sexuais, na parte da confiança esta recaiu para o lado dos rostos mais típicos.

Estudos anteriores já haviam concluído que as pessoas mais bonitas têm tendência para conseguir mais facilmente ter salários mais elevados. Também quando se procura alguém para namorar ou casar, as pessoas escolhem por norma os rostos mais bonitos, mas esta última conclusão já todos conheciam…

9

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...