teia de aranha

A teia de aranha, mais forte que o aço

teia de aranhaSão muitos os rumores acerca das teias de aranha. No entanto, há um que se destaca dos outros, esse rumor ou mito é o que diz que uma teia de aranha é mais resistente do que o aço. Bem, isto que à primeira vista nos poderá parecer uma brincadeira ou um facto simplesmente incrível, é realmente verdade e já foi demonstrado por inúmeros estudos realizados um pouco por todo o mundo.

Todos os estudos estão de acordo em relação a um ponto: se tiver a mesma espessura, a teia de aranha é realmente mais forte e resistente do que o aço. Se pudéssemos fazer a experiência em casa e colocar um fio de teia de aranha, juntamente com um fio de aço de igual espessura e pendurar algo com o mesmo peso, verificaríamos que o fio da teia de aranha resistiria melhor ao peso de qualquer coisa que dele fosse pendurado. Há mesmo quem afirme que se fosse feita uma teia de aranha com fios da espessura de um simples lápis, que esta conseguiria deter um avião em pleno voo.

Outro dado curioso acerca destas confecções artesanais dos aracnídeos é a relação elasticidade e resistência. Os fios das teias de aranha são tão elásticos que podem esticar-se até 20 vezes o seu tamanho original. Tudo isto leva à pergunta óbvia: Afinal de que material são feitas as teias de aranha?

O segredo mais famoso das aranhas, o ingrediente principal da sua mortífera armadilha, já foi investigado por muitos cientistas ao longo da história. Segundo a BBC anunciou, um grupo de biólogos norte americanos conseguir finalmente desvendar a composição de tão valioso material. Estes investigadores identificaram os genes e determinaram a sequência do ADN de duas das proteínas chave da seda da “viúva negra”, o mais mortífero de todos os aracnídeos. Estas duas proteínas foram designadas por MaSp1 e MaSP2.

Actualmente, existem mesmo já alguns produtos À venda baseados nas propriedades da viúva negra. Embora ainda não se tenha conseguido reproduzir todas as propriedades da teia de aranha, já se conseguiram obter resultados muito semelhantes, que poderão vir a ser muito úteis para micro suturas cirúrgicas, cordas especiais, roupa blindada ultraligeira e, quem sabe se futuramente se irão fabricar redes capazes de apanhar bandidos e malfeitores. Talvez Stan Lee, o autor da personagem do homem aranha, estivesse realmente à frente da sua época…

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...