A origem da palavra “Bluetooth”

A origem da palavra “Bluetooth”

Ninguém pode negar que a criação do sistema Bluetooth (sistema de comunicações pessoais sem fios) foi imprescindível para o desenvolvimento de muitas tecnologias posteriores. Mas quem sabe a origem desta palavra?

Ao que parece, o nome vem de um rei da Dinamarca do século X, filho de Gorm “O Velho” e Thyre e chamado Harald. A importância deste homem seria prontamente colocada à prova, pois no ano de 958 herdaria o trono após a morte do seu pai, sendo assim o primeiro rei escandinavo que reinava dessa forma, uma vez que o normal era que após a morte do monarca o resto dos homens poderosos do reino lutassem entre si, para decidir quem era o mais forte e por isso, o mais indicado para ser coroado rei.

Harald era um rei que não se enquadrava nos cânones de beleza nórdicos. Era bastante diferente dos seus irmãos escandinavos. Tinha uma pele morena e cabelo escuro, o que lhe trouxe conferiu o apelido de “Blatand” ou “Bla”, que significava algo como “Grande homem escuro”.

Precisamente este nome ou apelido seria o que daria origem à palavra Bluetooth. Uns dizem que é uma má tradução para o inglês, que “Blatand” fosse interpretado como Bluetooth. Outros garantem que Harald tinha sofrido de eritroblastose fetal, uma doença que poderia ter deixado alguns dos seus dentes com uma cor azulada. Seja como for, actualmente Harald é chamado de Bluetooth.

Mas que façanhas fez este homem para que o seu nome fosse recordado séculos depois, de forma a dar nome aos sistemas de comunicações sem fios? Ao que parece, Harald foi um grande rei nórdico. O seu reinado ficou caracterizado por uma boa comunicação, para além de uma liderança brilhante. O seu maior triunfo foi ter conseguido unir as tribos norueguesas, suecas e dinamarquesas. Um trabalho bastante complexo que séculos depois foi precisamente o que lhe outorgou o privilégio de dar nome a este sistema de comunicações revolucionário.

O logotipo do Bluetooth é a união das runas nórdicas (Hagall) e (Berkanan) correspondentes às letras H e B no alfabeto latino.

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...