galáxia

A misteriosa galáxia sem estrelas

galáxiaChama-se VIRGOHI21 e é uma galáxia enigmática para os cientistas. Fica situada na constelação de Virgem, a uns 50 milhões de anos-luz da Terra, e o mais interessante desta galáxia é o facto de não ter estrelas.

Foi detectada pela primeira vez em 2005 pelos radiotelescópios de Cheshire (Inglaterra) e Arecibo (Porto Rico), mas apenas recentemente se conseguiu avançar um pouco para a compressão da sua estranha natureza.

Aparentemente, a VIRGOHI21 é formada fundamentalmente por matéria escura. A matéria escura é quase um quarto do que compõe o universo, sendo um dos grandes enigmas para a física dos nossos tempos. Ninguém sabe exactamente o que é a matéria escura, nem se realmente existe. A questão é que o estudo desta misteriosa galáxia, por ser formada (?) com matéria escura, permitiria avançar bastante na compreensão das questões mais fundamentais do universo, para além do facto de ser uma galáxia sem estrelas, o só por si a torna muito interessante para os cientistas

Como será óbvio, a VIRGOHI21 não é observável directamente, pelo que o que despertou a curiosidade de cientistas como Robert Minchin da Universidade de Cardiff no Reino Unido foi uma nuvem de átomos de hidrogénio na constelação de Virgem que girava demasiado rápido para que nada ali existisse.

Como referimos, a VIRGOHI21 não tem estrelas ou se as tiver serão muito poucas. O que esta tem em abundância é hidrogénio, em quantidades suficientes para “fabricar” cerca de 100 milhões de estrelas do género do nosso sol. Por outro lado, a matéria escura ali existente será mil vezes superior à quantidade de hidrogénio. Mas aparentemente, e segundo algumas teorias, as proporções destes elementos não serão as mais adequadas para que possa haver nascimento de estrelas.

Como podemos ver, ainda há muito por estudar e por descobrir sobre o que se passa nesta galáxia, mas talvez o dado mais animador para os cientistas seja mesmo que começamos a ter uma ideia mais cabal da imensidão de tudo o que ignoramos, sendo esse o primeiro passo para saber algo.

1

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...