maior flor do mundo

A maior flor do mundo

maior flor do mundoA maior flor (em altura) do mundo é a Amorphophallus Titanun.

Esta espécie de flor gigante é originária das selvas tropicais de Sumatra na Indonésia. A Titanun é uma planta que pode superar os 3 metros de altura. Em Maio de 2003 a Universidade de Bona (Alemanha), apresentou um exemplar que alcançava os 2,74 metros de altura.

É uma flor com uma beleza estranha. O florescimento desta planta é um acontecimento, porque acontece apenas por três ou quatro vezes durante o seu período de vida de 40 anos. Quando começa a florescer, cresce a um ritmo de 10 centímetros ao dia até alcançar os 2,50 metros de altura, em média. Após abrir totalmente, a flor apenas vive durante três dias.

Tem cores belas que vão de um verde suave a um vermelho intenso, e seria uma flor perfeita se não fosse uma característica que a torna única: dela sai um fétido odor a carne podre, o que impede as pessoas de estarem perto dela durante muito tempo. Neste aspecto é semelhante à Rafflesia, outra flor de enormes dimensões, também procedente do sudeste asiático.

Utiliza este desagradável aroma para atrair insectos polinizadores, os quais se encarregam do intercâmbio de pólen necessário para a sua reprodução. Atrai também moscas que procuram cadáveres para depositar os seus ovos, de onde sairão depois as larvas. Por tudo isso é também conhecida pelo nome de “Flor cadáver”.

E agora que já sabes qual é a maior flor do mundo, atreves-te a comprar uma e a oferecê-la a alguém?

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...