robin hood

A lenda de Robin Hood

robin hoodRobin Hood é uma das grandes figuras da história britânica, apesar de ter sido um dos foragidos mais célebres de Inglaterra. Mas quem foi realmente Robin Hood, foi um homem real ou um mito?

A primeira referência que temos de Robin Hood ou Robyn Hode, como é citado textualmente, este na segunda versão dos Cais de Plowman, escrito em 1377. A balada de Lytell Geste de Robin Hood e do seu bando foi cantada já durante o século XV.

O manuscrito Sloane do Museu Britânico contem um manuscrito anónimo sobre a vida de Robin Hood. De acordo com esta descrição, acredita-se que teria nascido em Lockesley, no condado de Nottinghamshire ou Yorkshire, por volta do ano de 1160. Lamentavelmente, o lugar já não existe, embora exista uma povoação chamada Loxley no condado de Staffordshire.

Varias regiões de Inglaterra reivindicam ter sido o local de nascimento e das aventuras de Robin Hood, sendo o mais conhecido Notthingham e a sua floresta de Sherwood. Não obstante, no início de vários relatos ele é chamado de Robin de Barnsdale, colocando-o e aos seus seguidores nas florestas da região de Pontefract, em Yorkshire, próximo da baía de Robin Hood.

Mas também existe um grande número de histórias que defendem a existência real de Robin Hood. Uma delas diz que teria sido um defensor de Simon de Montfort e que a seu lado lutou contra Henrique III na Batalha dos Barões de 1260. Outra tradição diz que nasceu em Wakefield e fez parte da rebelião de Thomas Lancaster contra Eduardo II em 1322.

No entanto, a história mais real poderá ser a que nos fala sobre um Robert Hood que aparece num documento legal de 1226 e que o qualifica como fugitivo. Não se sabe exactamente se teria sido este Robert Hood a personagem que mais tarde deu lugar à lenda de Robin Hood.

Existe ainda uma versão que diz que Robin Hood foi indultado pelo rei de Inglaterra. O rei em questão não se sabe qual teria sido, embora se fale de Ricardo Coração de Leão, embora um manuscrito medieval o cite com o nome de Eduardo. Historicamente falando, Eduardo II poderia ser o monarca por detrás desta história, uma vez que se sabe ter ocorrido em 1323.

O romance entre Robin Hood e Maid Marian é em si mesmo uma lenda, embora alguns dos escritos nem sequer o refiram, podendo ter sido introduzido mais tarde para dar um cariz romântico à figura lendária da personagem.

Robin Hood tornou-se assim num valente herói da fantasia popular. Alguns todavia falam ainda que poderia ser uma espécie de deus pagão. Fundamentam esta afirmação no facto de Robin ser um nome comum entre as fadas o que talvez possa ser interpretado como uma representação do antigo deus das florestas.

Pouco nos importa quais as datas em que Robin Hood teria vivido e se era ou não real. A única certeza que podemos ter é que continua vivo no imaginário popular e que a sua lenda tem atravessado os mares do tempo e do espaço.

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...