- Quem nunca se imaginou empunhando uns paus a simular espadas laser? Pois bem, o famoso ruído que estas armas produziam no filme, foi obtido por George Lucas que usou um ventilador estragado.
- Surpreendente também foi o caso da actriz Natalie Portman que no final das gravações teve de se dobrar a si própria nalgumas ocasiões, pois a sua voz tinha-se alterado durante as rodagens.
- É neste filme onde ocorre o primeiro encontro entre Obi-Wan Kenobi e o simpático R2D2. No entanto, em “Star Wars IV: Uma nova esperança“, rodada vinte anos antes, um Kenobi mais idoso nega ter visto alguma vez este robot.
- Ewan McGregor disse que as rodagens de “A ameaça fantasma” foram as mais aborrecidas da sua carreira, porque George Lucas pretendia gravar o mais rápido possível as cenas com os actores, para poder começar a trabalhar o quanto antes com os engenheiros encarregados dos efeitos especiais.
- Os cenários apenas pouco mais altos do que as cabeças dos actores, tudo o resto é obra da tecnologia e dos efeitos especiais.
- Quando foi proposto a Natalie Portman o papel da rainha Amidala, ela nunca havia visto qualquer filme da saga da Guerra das Estrelas.
- Os títulos dos créditos dizem que Jabba the Hutt é interpretado por ele próprio (“himself”).
- Na cena em que a rainha Amidala chega a Coruscant, duas naves do Blade Runner passam por baixo da ponte onde aterrou.
- Numa das cenas de corridas, Willow está entre o público.
- Os diálogos de Mace Windu foram reduzidos porque Samuel L. Jackson desfazia-se em riso sempre que tinha de dizer “eu sou o teu pai”.
- Natalie Portman perdeu a festa de estreia do filme porque tinha que estudar para os exames do instituto onde estava a estudar.
- George Lucas quis homenagear o seu grande amigo Steven Spielberg introduzindo três réplicas do E.T. no Senado.
- Foram utilizados sete R2D2 ao longo do filme, pois era frequente caírem.
Como podemos ver, nem tudo é o que parece, pelo menos no cinema. Por detrás de cada filme há sempre uma história por descobrir.