A coruja, ave do ano

A coruja, ave do ano

Ao longo de mais de vinte anos a ave escolhida pela SEO/BirdLife tem simbolizado algumas das ameaças mais significativas sofridas pelas aves. O tetraz, a abetarda, a águia imperial ou o abutre negro têm sido algumas das que mais têm estado em destaque. O objectivo ano após ano tem sido chamar a atenção sobre a delicada situação em que se encontra cada uma destas espécies e os respectivos habitats.

Este ano, pela primeira vez, foi escolhida uma ave de rapina nocturna como Ave do Ano. A coruja europeia (Athene noctua) converteu-se assim na espécie protagonista deste ano para chamar a atenção sobre o respectivo estado de conservação, as ameaças que enfrenta e como todos podemos contribuir para proteger as populações desta ave.

Desta vez é a coruja a reclamar a atenção de todos, mas especialmente do mundo rural, uma vez que o seu declive, está relacionado principalmente com as mudanças na agricultura.

Durante muitos anos as corujas beneficiaram da actividade humana no sector agrícola e graças a isso a sua população aumentou consideravelmente. Paralelamente as corujas são um dos melhores aliados dos agricultores, uma vez que combatem as pragas de roedores de forma natural e sem os custos da utilização de produtos químicos.

Na minha modesta opinião a coruja é bem merecedora deste prémio.

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...