fobias curiosas

9 conhecidas personalidades históricas (e um gajo qualquer) com fobias curiosas

fobias curiosasVamos hoje conhecer 9 conhecidas personalidades históricas (e um gajo qualquer) com fobias curiosas.

Uma fobia é um medo infundado relativo a coisas normais do dia-a-dia mesmo quando a pessoa sabe que não está em perigo. No entanto, mesmo assim é incapaz de dominar o medo de tal forma que pode até ficar incapacitado.

Há milhões de pessoas com fobias, algumas comuns e outras mais estranhas, tal como aconteceu com estas 10 personagens históricas e famosas.

 

  1. Gustave Eiffel

fobias estranhasDo topo da Torre Eiffel podem ser apreciadas algumas das melhores vistas de Paris, mas Gustave Eiffel, o arquitecto responsável por esta obra gigante provavelmente nunca terá subida a ela pois tinha medo das alturas (acrofobia).

 

  1. Sigmund Freud

fobiasO pai da psicanálise nunca conseguiu superar as suas próprias fobias. Sigmund Freud tinha fobia aos comboios (siderodromofobia) e a armas de todo o género (hoplofobia).

 

  1. Walt Disney

walt disneyWalt Disney, o criador do rato Mickey e de um império de cinema, televisão e parques de diversões, tinha uma fobia relativamente à sua criação mais famosa.

Walt Disney tinha medo de ratos (musofobia ou murofobia), embora isso não seja evidente nos seus desenhos animados.

 

  1. Alfred Hitchcock

Alfred HitchcockAlfred Hitchcock, provavelmente o melhor director de cinema de terror e suspense de todos os tempos, tinha uma fobia muito particular: ovofobia ou fobia aos ovos.

Bastava ver um ovo, olhar para ele, ou pior ainda ver alguém a abrir um, que ficava automaticamente num estado de terror e com asco. A esta fobia muito particular, há ainda que juntar outra não menor particular: Hitchcock tinha medo de policias (se calhar assaltou algum banco :-)).

 

  1. Richard Nixon

Richard NixonRichard Nixon, Presidente dos Estados Unidos entre 1969 e 1974, é também conhecido por ter sido obrigado a renunciar ao cargo devido ao escândalo de Watergate. No entanto, este homem poderoso tinha outros medos para além dos desastres políticos.

Nixon sofria de nosocomefobia, ou seja, fobia aos hospitais e ficava aterrado somente com a ideia de ter que ir a um, não importando se fosse devido a uma visita oficial ou para uma consulta médica.

 

  1. George Washington

George WashingtonO primeiro Presidente dos Estados Unidos, tinha uma fobia bem particular. Terror de ser enterrado vivo (tafofobia ou tafefobia).

Tinha tanto medo disso que deixou instruções para que depois da sua morte o seu corpo fosse velado durante três dias, de forma a terem a certeza que tinha realmente falecido e que não iria acordar debaixo de 7 palmos de terra.

 

  1. Um gajo qualq… Donald Trump

Donald TrumpTem fobia de ser tocado por outras pessoas (afefobia), medo dos germes (misofobia), de ficar doente (nosofobia), etc, etc…

 

  1. Napoleão Bonaparte

Napoleão BonaparteO grande Napoleão Bonaparte, Imperador de França e um dos homens mais importantes da história não temia nenhum inimigo, mas ficava aterrorizado quando via algum gato.

A fobia aos gatos de que Napoleão Bonaparte sofria é conhecida pelo nome de ailurofobia. Neste caso particular, Napoleão evitava ir a qualquer lugar onde pudesse encontrar-se com algum destes inocentes animais felinos.

 

  1. Steven Spielberg

Steven SpielbergO realizador de ET e de Parque Jurássico tem uma das fobias mais comuns. Stephen Spielberg tem medo de insectos (entomofobia ou insectofobia), sendo esta a principal razão para nunca vermos qualquer tipo de insecto em algum dos seus filmes.

 

  1. Nikola Tesla

Nikola TeslaUm verdadeiro génio e inventor prolífico, Nikola Tesla era dotado de um intelecto impressionante. No entanto, tinha um medo irracional em relação aos germes (misofobia), o que o fazia limpar tudo de forma compulsiva.

Para além disso, Tesla tinha ainda outra fobia relativamente a jóias e objectos em ouro (aurofobia), pelo que nunca os usava e nem sequer se atrevia a tocar neles.

 

Como podemos ver, nem sequer os mais valentes, inteligentes ou bem-sucedidos estão livres de ter fobias. Se tens alguma fobia, isso não é razão nenhuma para ficar envergonhado.

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...