olho azul

8 Curiosidades Sobre Olhos Azuis

Há cores de olhos estranhas, mas de entre todos, os olhos azuis destacam-se como uma das maravilhas da genética. Quando nos deparamos com o olhar de alguém com olhos azuis, temos sempre uma sensação de estarmos a ser observados através de duas pedras preciosas e únicas, que nos atravessam a alma. Não o podemos negar. São algo fora de série. Mas o que sabes sobre eles? De seguida vamos conhecer algumas curiosidades, que talvez te surpreendam, sobre os olhos azuis.
olho azul

O que sabes sobre olhos azuis? Talvez estas curiosidades te surpreendam

Ninguém tem realmente os olhos azuis

Não existe no olho humano um pigmento que corresponda ao azul.
Com efeito, os olhos azuis não são realmente azuis. São olhos castanhos com uma menor quantidade de melanina. Talvez seja por isso que algumas pessoas dizem que os olhos azuis são mentirosos.

É uma cor de olhos pouco frequente

Mesmo que te cruzes muitas vezes com pessoas de olhos azuis, apenas 5% a 8% da população tem realmente olhos azuis.
E qual é a cor de olhos mais comum? São os olhos castanhos. Cerca de 55% da população mundial tem olhos desta cor.

As pessoas com olhos azuis costumam ser melhores estrategas

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Louisville, verificou-se que pessoas com os olhos escuros costumam ser mais ágeis de pensamento. No entanto, pessoas com os olhos claros tendem a ter uma velocidade de reacção mais lenta, mas têm um pensamento muito mais racional e estratégico.
Os estudantes com olhos azuis foram muito mais eficientes quando lhes foi pedido para planearem e gerir o seu tempo, conseguindo assim bons resultados em todas as actividades que realizavam, quer fossem do campo do estudo ou do desporto.

olhos azuisTodas as pessoas com olhos azuis são descendentes da mesma pessoa

Aparentemente e segundo investigadores da Universidade de Copenhaga, há cerca de 6000 a 10000 anos atrás (não é assim há tanto tempo, se pensarmos bem), terá havido um único individuo (procedente de algum lugar nas margens do Mar Negro) que desenvolveu uma mutação genética que tornou os seus olhos azuis, ao contrário dos restantes indivíduos que tinham olhos castanhos.
Isto significa que todas as pessoas com olhos azuis são descendentes deste primeiro homem ou mulher.

Pessoas com os olhos azuis vêm um pouco diferente

Se tens olhos azuis e o céu estiver nublado, com o sol coberto, então tens uma vantagem sobre os teus companheiros com olhos castanhos, verdes, ou qualquer outra cor! Vês melhor do que eles quando a luz do sol é mais fraca.
No caso de visitares países nórdicos, então certamente que te vai sentir bastante cómodo!

Mulheres com olhos claros, olhos azuis incluídos, podem sentir menos dor do que alguém com olhos castanhos

Investigadores da Universidade de Pittsburgh estudaram 58 mulheres grávidas. Segundo este estudo, as mulheres com olhos azuis, cinzentos ou verdes, ou seja com os olhos claros, aguentaram melhor a dor do que aquelas com olhos de tonalidades mais escuras. Aparentemente, as mulheres com os olhos claros sentiam menos dor do que as mulheres de olhos escuros, durante o parto.
Apesar de tudo, uma das investigadoras, Inna Belfer, refere que este estudo ainda não é muito conclusivo porque a amostra era relativamente pequena.

iris azulPessoas com a íris azul toleram melhor o álcool

A partir de um inquérito realizado por psicólogos da Universidade Estatal da Geórgia, a 12000 homens e mulheres, descobriu-se que as pessoas com olhos castanhos consumiam menos álcool do que aquelas com olhos claros. Qual o motivo? Aparentemente, pessoas com olhos escuros aguentam melhor o álcool e demoram mais a sentir os seus efeitos do que pessoas com olhos escuros.

Talvez devido à anterior curiosidade, pessoas com olhos claros têm mais tendência para o alcoolismo

De acordo com os resultados divulgados pelos investigadores da Universidade de Vermont, Arvis Sulovaris e Dawei Li, pessoas com olhos claros têm mais tendência para desenvolver problemas de alcoolismo. Sulovaris e Li confessam que aindam não conhecem qual o motivo deste facto.
A ideia por trás deste estudo é que talvez se possa usar esta informação quando se trata de determinar quais os motivos do alcoolismo e de o detectar mais precocemente numa pessoa.
8

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...