Queres deixar de pagar rios de dinheiro nos transportes públicos e começar a fazer mais exercício? Há muitas coisas que deves considerar antes, mas para te dar um pequeno empurrão, vou hoje aqui deixar 7 razões para começares a utilizar a bicicleta.
Meio ambiente
É fundamental que todos consigamos reduzir o nosso impacto sobre o meio ambiente. Isto é uma tarefa para todos e que deve ser levada a cabo todos os dias. Escolher a bicicleta em detrimento dos veículos motorizados é uma boa forma de começarmos a fazer alguma coisa para reduzirmos a nossa pegada ecológica.
Independência
Há algo melhor do que conseguirmos mover-nos pela cidade com liberdade de movimentos? Deixar de depender dos transportes públicos e não estarmos presos nos engarrafamentos das grandes cidades pode ser muito positivo para a nossa qualidade de vida. Recomendo.
Poupa dinheiro
Não só nos tornamos mais independentes, como ainda iremos poupar muito dinheiro em combustível. A bicicleta é sempre um meio de transporte mais económico, quer utilizemos um veículo próprio motorizado ou os transportes públicos.
Saúde
Sempre que andamos de bicicleta estamos a fazer exercício físico. A bicicleta é uma forma eficiente de realizar actividade física quando não temos tempo nem dinheiro para ir a um ginásio.
Felicidade
A independência, a saúde e a liberdade que nos é proporcionada quando andamos de bicicleta torna-nos mais felizes. Não passamos pelo stress de andar de carro ou em autocarros cheio. Para além disso, fazemos exercício, libertamos endorfinas e estamos de melhor humor. O que mais se pode pedir?
Socialização
Pode até parecer invenção, mas logo que começamos a utilizar a bicicleta como forma de transporte para o dia-a-dia começamos a conhecer pessoas que fazem o mesmo. Vais conhecer gente que está na mesma situação que tu, partilharás as tuas preocupações e conquistas e vais começar a pertencer a uma comunidade crescente de pessoas que preferem andar de bicicleta.
Segurança a andar de bicicleta
Este último ponto é um pouco discutível, há que reconhecer. Por um lado temos de considerar que andar de bicicleta implica um risco maior de exposição a acidentes e as respectivas consequências. Os condutores de automóveis e de outros veículos também não costumam respeitar os direitos dos ciclistas, considerando que são um problema para a circulação e que não têm o mesmo direito de andar na rua como eles. Obviamente que não podiam estar mais errados, mas infelizmente ainda existem muitos condutores de veículos motorizados que pensam assim.
Por outro lado, há também que ter em conta que (de acordo com as estatísticas) não são os ciclistas os mais envolvidos em acidentes de trânsito. A maioria dos acidentes dá-se entre condutores de automóveis, táxis e veículos grandes como autocarros e camiões, uma vez que costumam ser menos precavidos, andam mais rápido, e consequentemente, têm maiores probabilidades de cometer erros.
Pessoalmente acho que andar de bicicleta pode ser mais seguro porque a maioria dos ciclistas tem uma maior consciência dos perigos à sua volta e consequentemente têm mais cuidado a conduzir.
E tu, o que achas? Deixa-nos aqui a tua opinião!