nasa

7 divertidas curiosidades sobre a NASA

nasaA NASA é uma das instituições mais respeitadas do mundo e a quem devemos grande parte dos avanços realizados no campo da astronomia. Esta agência é muito vasta e poderosa, mas hoje queremos que conheças o lado divertido e estranho da NASA com estas 7 curiosidades muito interessantes.

 

A NASA paga 9 mil dólares por mês para descansar

curiosoÉ muito difícil ser seleccionado para trabalhar na NASA e mais ainda se se quiser ser astronauta. Antes de seleccionar quem vai viajar até ao espaço, os candidatos devem passar 70 dias a relaxar na cama. Pode até soar ridículo, sobretudo porque a NASA lhes paga 9 mil dólares por mês apenas para estarem deitados, mas é algo necessário para saber como é que o corpo dos candidatos a astronauta reage à inactividade em ambientes com diferentes níveis de gravidade.

 

Protecção planetária

terraAcreditas que existe vida em outros planetas? A NASA não descarta essa possibilidade e por isso tem uma divisão especial dedicada a desenvolver planos de protecção para planetas habitados, embora não saibamos quais são os planos em relação aos actuais residentes.

 

A NASA foi processada pelos “donos” de Marte

marteQuando o Curiosity chegou a Marte em Agosto de 2012, o mundo da astronomia estava fascinado com os dados transmitidos a partir da superfície do planeta vermelho, embora nem todos estivessem felizes pela sua chegada. Um grupo de habitantes do Iémen processou a NASA por ocupação ilegal do planeta, uma vez que (segundo eles) o planeta Marte fora ocupado pelos seus antepassados e era sua herança. Apesar disso deixaram claro que não pretendem cobrar nada por esse facto.

 

Aviso para olhar para o céu

Estação espacial internacionalSe gostas de astronomia, a NASA pode-te enviar uma mensagem de texto a alertar quando a Estação Espacial Internacional estiver a orbitar por cima da tua cabeça. Apesar disso, a menos que tenhas um bom telescópio, dificilmente vais conseguir ver alguma coisa.

 

Educando com Hollywood

hollywoodJá viste alguma vez o filme Armagedon? A NASA tem várias cópias deste filme e não é porque gostem muito do Bruce Willis, mas porque utilizam este filme para educar os futuros astrónomos. Os aspirantes a funcionários da NASA devem ver o filme e depois indicar todos os erros que encontrarem nele. O número de erros excede os 160.

 

Inventos que superam o mundo espacial

invençõesNa NASA há lugar para cientistas destacados e não é raro haver inventos saídos dos seus laboratórios e que usamos diariamente. Entre os inventos cuja invenção devemos à NASA estão as lentes resistentes a riscos, aparelhos invisíveis para os dentes e até comida de bebé que já vem pronta.

 

Recusaram a entrada de Bill Nye nos seus quadros

espaçoSe nunca ouviste falar de Bill Nye, devias informar-te melhor, uma vez que este loquaz cientista aproveita os seus dotes para a representação para a comédia para nos explicar a ciência de forma a ser entendida por qualquer pessoa. O primeiro sonho de Bill Nye não era educar sobre a ciência, mas ser astronauta. O problema foi quando tentou entrar para a NASA, pois acabou por ser rejeitado. Mal para Nye, mas bom para todos nós que podemos desfrutar dos seus conhecimentos.

 

A NASA é sempre notícia e é mais complexa do que pensamos, mas graças a estas 7 curiosidades sobre esta agência norte-americana, talvez agora te pareça um pouco mais amigável, ou não? O que achas?

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...