codigos

5 Mensagens escondidas em grandes obras de arte que te vão deixar de boca aberta

museusA arte não é apenas beleza. Muitas vezes também existem mensagens ocultas à frente dos nossos olhos de que não nos damos conta. Várias das obras de arte mais importantes da história não só transmitem sentimentos, como também guardam mensagens secretas que lentamente se têm vindo a decifrar. Vamos conhecer algumas dessas mensagens secretas…

 

O pequeno Mozart, de Pietro Antonio Lorenzoni

mensagens escondidasUm retrato que nos mostra Mozart quando tinha 6 anos e parece bastante inocente, mas após uma análise mais cuidada, alguns pensam ter encontrado símbolos maçónicos, como por exemplo as mãos escondidas. Mozart, que tinha amigos próximos que pertenciam à maçonaria, provavelmente também terá feito parte desta ordem de privilegiados e que poderiam ser considerados entre os Illuminati da história.

 

A Madonna e Criança com São João Criança, de Domenico Ghirlandaio

codigos secretosUma pintura que retracta a virgem Maria com um bebé aos seus pés e com um anjo a segurar a criança é das obras mais controversas, e não é do ponto de vista religioso. Sobre o ombro de Maria parece haver um ovni pintado detalhadamente e iluminado pelo sol. Será mesmo?

 

A Criação de Adão, de Miguel Ângelo

obras famosasEsta pintura que adorna o tecto da Capela Sistina é muito mais do que uma das obras de arte mais famosas da história, uma vez que também oculta o que seria um cérebro humano dentro da representação de Deus. Este cérebro seria uma representação quase perfeita do ponto de vista anatómico, com imensos detalhes. Diz-se que o artista terá utilizado um cadáver humano como modelo.

 

Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci

codigosUm génio não apenas na arte mas também na ciência. Leonardo Da Vinci foi uma das mentes mais privilegiadas da história e no quadro a Gioconda, mais conhecida como Mona Lisa, há muito mais do que um sorriso difícil de descrever. Quem analisou a obra pode observar números escondidos, assim como iniciais. Pensa-se que Da Vinci terá deixado pistas de um código secreto em várias das suas obras.

 

O profeta Zacarias, de Miguel Ângelo

mensagemUm dos frescos que adornam a Capela Sistina e que guarda várias obras, algumas das quais dedicadas a profetas. Apesar de não ser uma das mais destacadas, a do Profeta Zacarias é tão importante como curiosa. Nesta obra, o autor não teria pensado no profeta Zacarias, mas no Papa Júlio II, com o qual tinha uma péssima relação, e os anjos que se vêm por trás da personagem, estariam a insultá-lo com o clássico gesto do dedo do meio levantado. Uma mensagem subtil que certamente terá dado algum prazer a Miguel Ângelo.

 

Volta a observar estas obras de arte e procura por ti mesmo estes sinais que nos dão a conhecer que a intenção dos pintores ia muito para lá da simples inocência, e quem sabe, talvez descubras novas e interessantes pistas nestas obras de arte famosas.

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...