Oxalá nunca tenhas que enfrentar esta situação, mas nunca será demais saber quais são as 6 coisas que podem fazer a diferença entre a vida a morte em caso de ataque com uma arma branca, segundo os especialistas.
Mantém-te em movimento
Obviamente que se puderes correr, deves fazê-lo. O melhor aliado é a distância porque o agressor precisa de encurtá-la para te poder alcançar com a arma. Tenta ir para um lugar que permita mexer os pés o mais rápido possível e correr para um lugar mais seguro.
Coloca barreiras
Olha rapidamente para tudo o que há à tua volta e identifica o que pode servir como barreira entre o teu corpo e o atacante.
Pode ser algo que dê para meter no meio, como por exemplo um carro de supermercado. Pode ser também um objecto fixo onde possas ficar mais longe do agressor, como um banco de jardim ou um carro estacionado.
Protege as partes vitais
Faz o possível para proteger os órgãos e artérias vitais. Cuidado com a zona da garganta, pescoço, coração e abdómen. Usa as mãos e mantém as pernas em movimento. Se tiveres uma peça de roupa que possas tirar rapidamente (um cachecol, um casaco, um gorro), usa-a como elemento defensivo.
Não te concentres apenas na arma
A ponta da arma é como a extremidade de um chicote. Provavelmente irá alcançar-te se te concentrares demasiado nela. Tenta ler qual vai ser o próximo movimento do atacante seguindo o seu esterno. Qualquer movimento do braço armado terá origem na parte superior do dorso do agressor.
Mantém-te na luta
Não desmaies, cada segundo que ganhas pode ser decisivo. Existe sempre a possibilidade de receber uma ferida, mas tenta não pensar nisso. Luta até ao final e talvez a ajuda chegue no último momento.
Aprende a defender-te
Se vives numa cidade com altos índices de criminalidade, talvez fosse boa ideia fazer um curso de defesa pessoal. Há alguns especializados na defesa contra ataques com armas brancas.
E boa sorte amigo! Mas esperemos que nunca precises dela…