luxemburgo

50 Curiosidades sobre o Luxemburgo, o Coração da Europa [com imagens]

luxemburgoO Grão-Ducado do Luxemburgo, nome oficial deste país localizado na Europa central, tem o maior PIB por pessoa do mundo, de acordo com o Banco Mundial. Que outros segredos podemos descobrir sobre esta pequena nação?
Junte-se a nós para descobrir 50 curiosidades sobre o Luxemburgo, o coração da Europa.
O Luxemburgo tentou permanecer neutro como a Suíça durante as Guerras Mundiais que assolaram a Europa durante o século XX, mas falhou e foi invadido pela Alemanha. Após a Segunda Guerra Mundial, abandonou suas tentativas de neutralidade e apostou fortemente na cooperação internacional.
Curiosidades sobre o Luxemburgo

50 Curiosidades sobre o Luxemburgo

  1. O país alcançou a independência em 1867 após a assinatura do Tratado de Londres.
  2. O Tratado de Londres, assinado em 1867, pôs fim às lutas entre vários países pela soberania do Luxemburgo. A sua localização, absolutamente estratégica, era altamente cobiçada pelos vizinhos. Não seria em vão que este país é conhecido como “o coração da Europa”.
  3. As Ardenas são uma região coberta por densas florestas que ocupam uma parte do Luxemburgo, Bélgica e França. Os alemães, tanto na Primeira como na Segunda Guerra Mundial, utilizam-na como passagem para invadir a França pois era mais fácil de ultrapassar do que a Linha Maginot que protegia a fronteira francesa.
  4. As Ardenas já eram mencionadas em “La chanson de Roland”, o poema épico do século XI. O Imperador Carlos Magno teve um pesadelo onde via um leopardo a emergir dessa área.
  5. Bock, o local mais turístico do Luxemburgo, é um promontório e uma fortificação natural usada desde a Idade Média e ao longo dos séculos como um castelo de defesa. A moderna cidade do Luxemburgo foi construída em torno dela.curiosidades do luxemburgo
  6. O Bock foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO. Possui mais de 17 quilómetros de túneis subterrâneos esculpidos na rocha e usados como abrigo antiaéreo durante as Guerras Mundiais.
  7. Esses túneis subterrâneos são chamados de “casamatas” e foram escavados na rocha durante séculos sob a fortaleza de Luxemburgo. Inicialmente serviram de refúgio durante os cercos e ligaram as diferentes partes do Bock, tendo atingido 23 quilómetros de extensão. Em 1994, como parte do Bock, as casamatas foram também declaradas Património Mundial da UNESCO.
  8. O país tem um lema: “Mir wëlle bleiwe, war mir sin”, que significa “Queremos continuar sendo o que somos”. Refere-se ao fato de desejarem continuar a desfrutar da sua independência alcançada após séculos de lutas.
  9. O Luxemburgo tem uma população aproximada de 590.000 habitantes e 20% tem nacionalidade portuguesa.
  10. A capital não chega aos 120.000 habitantes.Curiosidades do Luxemburgo
  11. O Luxemburgo tem o salário mínimo mais alto da Europa (cera de 2.000 euros por mês).
  12. Uma das curiosidades sobre o Luxemburgo é que quase metade das pessoas que lá trabalham não reside no país, mas na França, Alemanha e Bélgica, deslocando-se diariamente.
  13. O Luxemburgo é o país do mundo com o maior PIB per capita.
  14. O Luxemburgo é conhecido por ser um paraíso fiscal. Prova disso são os mais de 150 bancos que existem no país.
  15. Devido às condições fiscais vantajosas, muitas empresas multinacionais como Ikea, Pepsi, Amazon, etc., têm sua sede europeia no país.Curiosidades Luxemburgo
  16. Outra curiosidade sobre o Luxemburgo é que ele tem a maior percentagem de carros comprados no mundo: 647 carros por cada 1000 pessoas.
  17. Pouco mais de metade dos habitantes de Luxemburgo são naturais do país. Nele vivem pessoas de mais de 150 nacionalidades diferentes, apesar da sua população mal exceder 550.000 habitantes.
  18. O Luxemburgo é um país altamente cívico e participativo. Os seus cidadãos quando há eleições votam em maior número do que em qualquer outro país da UE. Nas últimas eleições, votaram 91%.
  19. Outra curiosidade sobre o Luxemburgo refere-se à sua bandeira. É muito semelhante à bandeira holandesa, pois possui três faixas horizontais, uma vermelha, uma branca e uma azul. Simplesmente a cor azul muda de tom. Isso acontece porque quando a bandeira foi criada no século 19, quando os dois países ainda tinham o mesmo soberano.
  20. A capital do Luxemburgo é a cidade do Luxemburgo e tem pouco mais de 100.000 habitantes. É a sede de várias agências da União Europeia.luxemburgo
  21. Na capital do Luxemburgo, pode visitar um bairro chamado “Grund”. É um bairro bastante pitoresco e com casas construídas directamente na rocha. Tem ainda vinhas, uma ponte do século XV, bem como muitos restaurantes e bares.
  22. Uma das principais praças da capital é Praça de Guilherme II, embora todos a conheçam como “Knuedler”, o que no Luxemburgo significa “nó”. Deve o seu nome aos nós do cinturão do hábito dos franciscanos que tinham um convento perto da praça.
  23. A principal língua do Luxemburgo é o luxemburguês falado entre os nativos e especialmente em casa. É uma língua com origem no alto alemão.
  24. Existem no entanto três línguas no Luxemburgo. O luxemburguês é mais usado em casa, ao passo que o alemão e o francês são ensinados nas escolas primárias e secundárias, respectivamente. O alemão e o francês são mais usados nas relações sociais, de trabalho e económicas. Para além disso, muitos cidadãos também falam ainda inglês que é muito usado nos negócios.
  25. Você pode passear pela chamada “varanda mais bela da Europa”. É o “Chemin de la Corniche”, um passeio para pedestres construído sobre o vale de Alzete. Aí terá vistas magníficas sobre a cidade de Grund e o vale.curiosidades
  26. Apesar de ser um país muito pequeno, já ganhou o Festival da Eurovisão por 5 vezes.
  27. A comida do Luxemburgo é fortemente influenciado pelos países vizinhos. O bouneschlupp é o prato nacional do Luxemburgo, e é uma espécie de sopa com feijão-verde, batatas, bacon e cebola.
  28. Outra das especialidades típicas do país são os licores de ameixa.
  29. Se você quiser experimentar a comida mais típica do Luxemburgo, pode pedir “thuringer”, que são pequenas salsichas, “gromper keeschelche” que são panquecas de batata, “quetsche tort” ou bolo de ameixa, “kach keis”, um queijo derretido muito macio e “Judd mat Gardebounen”, que é carne de porco, geralmente do pescoço, com favas.
  30. A religião luxemburguesa é essencialmente católica romana (87% da população), embora o país não possua religião nacional.luxembourg
  31. O Luxemburgo foi o primeiro país da União Europeia onde o principal líder político, neste caso o Primeiro Ministro Xavier Bettel, se casou com uma pessoa do mesmo sexo em 2015. No ano anterior, foi aprovada a reforma da Lei que teve o apoio de 83% da população.
  32. A moeda oficial do Luxemburgo é o euro.
  33. As moedas de euro de Luxemburgo podem ser reconhecidas por usarem o retrato do Grão-Duque Henri, Grão-Duque do Luxemburgo, casado coma cubana Maria Teresa Mestre.
  34. A família ducal vive no “Grã Palácio Ducal” na cidade de Luxemburgo e é protegida por um serviço de guardas, que é uma das principais atracções turísticas do país.
  35. O feriado mais importante do país é outra das curiosidades do Luxemburgo, sendo celebrado na data de aniversário do rei. Neste caso, o aniversário do duque Henry I é a 16 de Abril.curioso
  36. Os duques do Luxemburgo são geralmente enterrados em uma cripta localizada na Catedral de Notre Dame, que é a maior e mais impressionante igreja que se pode visitar na cidade do Luxemburgo.
  37. Não se deixe enganar pelo “Casino do Luxemburgo”, porque este edifício histórico é na realidade um recinto que serve como museu e salão de exposições de arte contemporânea.
  38. Outra das curiosidades sobre o Luxemburgo é que é o país da Europa onde se vende mais bebidas alcoólicas per capita. Isso não significa que seus cidadãos bebam muito, uma vez que muitos dos clientes são de países vizinhos que ali fazem compras.
  39. Segundo as Nações Unidas, o Luxemburgo é o país do mundo onde há menos hipóteses de sermos baleados. É um dos lugares mais seguros do planeta.
  40. Como dissemos anteriormente, se você estiver pensar sobre o que ver no Luxemburgo, então a primeira coisa a visitar deve ser o Bock, onde poderá apreciar séculos de exposição sobre a história do país. Será ainda possível visitar uma parte dos túneis subterrâneos.curiosidades do mundo
  41. Outra das curiosidades do Luxemburgo que também poderá explorar é o Castelo Vianden, considerado um dos castelos medievais mais bem preservados da Europa. Visitá-lo é fazer uma viagem no tempo.
  42. O carnaval no Luxemburgo é um evento famoso. Os preparativos começam em Novembro com a eleição do “rei do carnaval”.
  43. Um dos eventos que atrai mais turistas no Luxemburgo é a procissão dançante de Echternach. É uma procissão religiosa celebrada na terça-feira de Pentecostes na cidade de Echternach. Os dançarinos avançam pelas ruas em direcção à abadia onde fica o túmulo de São Willibrord.
  44. A Maratona Nocturna do Luxemburgo tem muito público e qualquer um pode participar. Acontece no final de Maio e pode-se escolher a distância – 1, 4’2, 21 ou os 42 quilómetros da maratona completa.
  45. Se você ficar a imaginar o que ver no Luxemburgo, então tem uma região chamada Mullerthas, também conhecida como Pequena Suíça.viagem
  46. No coração da Pequena Suíça, há uma curiosa cascata chamada Schiessentumpel, dividida em três e muito visitada por habitantes locais e turistas.
  47. A ave nacional é a estrelinha ou estrelinha-de-poupa (Regulus regulus), um pequeno pássaro com uma plumagem dourada na cabeça e conhecido como “o rei dos pássaros”.
  48. Além desta ave, também têm um animal nacional: o leão, o “rei dos animais”.
  49. Embora seja um país pequeno, outra das curiosidades sobre o Luxemburgo é que tem sete parques nacionais!
  50. Finalmente, embora os luxemburgueses pareçam pessoas muito práticas, eles também têm um lugar reservado para a fantasia e a lenda. Têm uma gruta chamada Hohllay Cave, onde existem algumas marcas estranhas que dizem ser obra de elfos. Mas são na realidade sinais deixados por uma antiga operação de mineração.
interessante

Outras curiosidades

Se você ficou surpreso com as curiosidades sobre o Luxemburgo, então dê uma vista de olhos sobre as outras curiosidades de países que já aqui deixámos e aproveite para descobrir outros factos e dados curiosos.
O Luxemburgo baseou a sua prosperidade na produção de aço, mas quando esta indústria entrou em declínio, tiveram que se reinventar e diversificar, tornando-se um grande centro administrativo que gere os investimentos mais importantes da Europa.
Esperamos que você tenha gostado destas curiosidades sobre o Luxemburgo, um dos menores países da Europa e do mundo.
Você conhece mais curiosidades? Então partilhe connosco para que possamos expandir as curiosidades sobre este país magnífico.
10

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...