bandeira de angola

50 Curiosidades Sobre Angola

Angola é um dos principais produtores de petróleo de África e um país com relações seculares com Portugal. É um país que tem lutado imenso para avançar rumo ao futuro, apesar do duro legado físico, político e social de uma guerra civil que devastou o país durante 27 anos.
Vem connosco para conhecer 50 curiosidades sobre Angola que talvez  não conhecias e à descoberta de um território com lugares de uma imensa beleza.
Angola tem na actualidade cerca de 29,5 milhões de habitantes e o seu nome oficial é República de Angola. É o sétimo maior país em termos de tamanho do continente africano, tem uma costa com praias pristinas, zonas desérticas e exuberantes parques nacionais.
curiosidades sobre angola

50 Curiosidades sobre Angola

  1. Os primeiros europeus a chegar a Angola foram os portugueses. Foi já no longínquo ano de 1484 que o explorador Diogo Cão chegou às suas costas.
  2. Uma das curiosidades sobre Angola está relacionada com os seus heróis nacionais e trata-se de uma mulher, a rainha Nzinga do reino de Ndongo, da qual se dizia que matava os seus amantes após uma noite de amor.
  3. Existiu comércio de escravos em Angola durante vários século. Embora a escravidão tenha sido abolida na década de 1880, esta execrável prática continuou no interior do país até ao século XX.
  4. No dia 11 de Novembro de 1975, Angola tornou-se independente. No entanto, a luta entre os vários grupos que pretendiam dominar o país já havia começado e deu lugar à chamada “Guerra de Angola”.
  5. Os nomes dados aos naturais de Angola são angolano/angolana.
  6. Durante a Guerra de Angola, entre os anos de 1975 e 1991, cerca de 450.000 cubanos estiveram em Angola, entre combatentes e colaboradores civis.
  7. Uma das curiosidades sobre Angola relacionadas com a população é que a maioria dos habitantes é proveniente de povos de origem bantu.
    Os bantus de Angola dividem-se em 9 grupos com diferenças etnolinguísticas: os kicongo, kimbundu, luanda-kioco, mbundo, ganguela, nhanheca-humbe, ambó, herero e xindonga. Estes grupos subdividem-se em ramos ainda mais pequenos ou tribos.
  8. Uma das curiosidades sobre Angola é a origem do nome. Deriva da palavra kimbundu “N’gola” que quer dizer “rei”.
  9. Angola é muito rica em recursos naturais.
  10. Angola é o segundo maior produtor de petróleo da África Subsariana.
  11. Também é o segundo maior produtor de diamantes da região.
  12. Mas apesar da economia ter crescido a um ritmo elevado desde os anos 90, as condições em que vive a maioria da população está entre as piores do mundo.
  13. A pobreza da maior parte da população está relacionado com o facto da riqueza estar nas mãos de uma pequena elite de angolanos.
  14. Para além da pobreza, outros dos maiores problemas do país são a alta mortalidade infantil e maternal e o analfabetismo.
  15. Menos de 30% da população rural de Angola tem acesso a água potável.
  16. A moeda do país é o kwanza angolano.
  17. Outra das curiosidades sobre Angola é que uma pequena parte do país está separada do resto. A província de Cabinda está “incrustada” na República Democrática do Congo.
  18. As quedas de água do Ruacaná na fronteira de Angola com Namíbia eram uma das maiores atracções do país antes de ser construída uma barragem mais acima, o que as deixou sem água praticamente durante a maior parte do ano.
  19. Para além de grandes rios como o Zaire, o Kwanza, o Kunene, o Kubango, o Zambezi ou o Kuando, há no país um grande número de rios mais pequenos, muitos dos quais apenas têm água em determinadas épocas do ano.
  20. Outra das curiosidades sobre Angola é o clima. Este caracteriza-se por ter duas estações, a chuvosa e a seca. No entanto, estas estações não têm a mesma duração e intensidade em todo o país.
  21. Em Angola vive a palanca-negra-gigante que se pensava estar extinto. É um dos símbolos nacionais e pode ser visto no emblema da companhia aérea angolana, em selos e até no dinheiro.
  22. A Guerra de Angola durou 27 anos. Começou logo após a independência de Portugal em 1975 e submeteu o país a uma duríssima e sangrenta guerra civil até 2002.
  23. Uma das consequências da Guerra em Angola foi a escassez de homens, pelo que não é incomum um homem ter várias esposas (embora não oficialmente), uma vez que a poligamia não está reconhecida na lei angolana. Espera-se que nas próximas gerações esta situação se inverta e equilibre esta desigualdade de géneros.
  24. A bandeira de Angola tem as cores vermelha, negra e dourada. A parte vermelha simboliza o sangue dos angolanos mortos em combate, o negro representa o povo de Angola e o dourado forma o desenho de meia roda dentada (representando a indústria), uma catana (representando os camponeses) e uma estrela “emprestada” da antiga bandeira da URSS.
  25. Para além da bandeira, outra das curiosidades sobre Angola e e seus símbolos é que o país tem como símbolo uma árvore: o embondeiro ou baobá. Cresce em todo o país e está representado em numerosas obras de arte locais.
  26. A capital de Angola é Luanda.
  27. Luanda fica na costa atlântica e tem cerca de 6,5 milhões de habitantes. Foi fundada pelos portugueses em 1575.
  28. A capital de Angola é uma das cidades mais caras do mundo, o que contrasta com a pobreza reinante no país. É também conhecida como “a Paris de África”.
  29. Os visitantes costumam ir aos afamados restaurantes de marisco e visitar as magníficas e quase desérticas praias da Ilha do Mussulo (na realidade é uma península com três pequenas ilhas) que fica em frente à costa de Luanda.
  30. Outra das cidades importantes de Angola é Benguela. É considerada a capital cultural do país e tem numerosos edifícios coloniais, para além de impressionantes praias e penhascos.
  31. O idioma oficial de Angola é o português. Apesar disso, muitas tribos falam outras línguas como o umbundu, o kimbundu, o kikongo e o tchokwe.
  32. Os ingredientes principais da cozinha Angolana incluem farinha, feijão e arroz, peixe (e algum marisco), porco e frango e alguns vegetais como a batata doce, a banana-pão, tomate, cebola e okra. No entanto, o mais importante de todos é a mandioca. A cozinha angolana tem influências portuguesas, uma vez que foi colónia de Portugal durante vários séculos.
  33. Outra das curiosidades sobre Angola a ter em conta se visitar o país é que se for a uma casa angolana e lhe for oferecido a última porção de algum prato, é considerado boa educação rejeitar a oferta 3 ou 4 vezes antes de aceitar.
  34. Um dos pratos típicos da comida angolana é a “cabidela”. Este cozinhado é feito com uma base de sangue e servido com arroz e carne.
  35. Uma das bebidas angolanas típicas é a “cerveja de milho” e outra o “vinho de palmeira” ou “marufo”.
  36. A cultura de Angola é variada devido à diversa procedência da população, embora devido à guerra tenha diminuído.
  37. Uma das curiosidades culturais de Angola é o Semba. O Semba é a música tradicional de Angola e aparentemente estará na origem do samba brasileiro. São muito parecidas.
  38. Outra das curiosidades sobre Angola são os penteados. O estilo “dreadlocks” ou rasta nasceu no país. É a forma tradicional das mulheres se pentearem nas tribos Mwila e Mucubal. Entrança-se o cabelo e depois utilizam barro de cor ocre, esterco seco, ervas, manteiga e óleo para fixar o cabelo formando padrões com as rastas.
  39. Em algumas comunidades tradicionais é sinal de respeito não olhar directamente para os olhos quanto se mantém uma conversação com pessoas mais velhas ou importantes.
  40. Se viajar para Angola tenha em atenção que os angolanos não têm consciência do espaço pessoal como o temos na maior parte dos países do mundo. Quando estiver a conversar é possível que pense que se aproximam demasiado, mas se retroceder isso pode ser considerado uma ofensa.
  41. Algumas tribos ancestrais de Angola têm o costume dos homens comerem separados das mulheres e das crianças.
  42. A edição Miss Universo 2011 foi ganha por uma angolana lindíssima: Leila Lopes.
  43. Em Angola são muito importantes os funerais, já que a crença popular é que se o defunto não for enterrado de maneira adequada, irá perseguir os familiares pois a sua alma não alcançará a paz.
  44. O feriado nacional de Angola é celebrado em 11 de Novembro, dia em que no ano de 1975 se tornou um país independente.
  45. A literatura oral é importante em muitas comunidades angolanas que assim transmitem o conhecimento ancestral.
  46. Outra das curiosidades sobre Angola relacionadas com a literatura oral são os desenhos sobre a areia chamados “sona”. Os “sona” são uma tradição do povo tchokwe que habita o nordeste do país. Acompanham os relatos de fábulas, provérbios, charadas, jogos, etc. e são uma parte importante da transmissão de conhecimentos entre gerações.
  47. Entre a flora autóctone do país destaca-se uma espécie de árvore chamada Moringa Ovalifolia, cujo tronco mole é capaz de armazenar grandes quantidades de água.
  48. O futebol e o basquetebol são os desportos populares.
  49. Cerca de 8.000 khoisanos (boximanes), os primeiros povoadores da zona da África subsariana onde fica Angola, ainda vivem no sul do país.
  50. Para acabar esta lista de curiosidades sobre Angola queremos apresentar uma das aves endémicas do país. Esta ave tem um aspecto e nome curiosos: turaco-de-crista-vermelha.
angola
Ficaste surpreendido com estes factos curiosos sobre Angola, um país cuja capital é uma das mais caras do mundo, mas em que apenas 30% da população rural tem acesso a água potável?
Já conhecias algumas destas curiosidades sobre Angola? Sabias que ainda ali vivem 8.000 bosquímanos ou que é o segundo maior produtor de diamantes da região?
Se conheces mais algum dado curioso sobre Angola que não tenhamos referido, então partilha-o connosco na caixa de comentários!
6

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...