Curiosidades de Madagascar

50 Curiosidades de Madagascar, Natureza Única

Não há pinguins em Madagascar, exceto talvez no jardim zoológico. No entanto, podemos aqui encontrar muitos animais endêmicos, como o indri-indri ou a aranha pelicano. Junte-se a nós para conhecer 50 Curiosidades de Madagascar. Paisagens e natureza única.
Madagascar é um país insular localizado na costa sudeste da África, com uma população de cerca de 26,5 milhões de habitantes, a maioria dos quais subsiste com menos de 2 euros por dia. Os nativos de Madagascar são chamados de “malgaxes”. A capital é Antananarivo, onde vivem mais de 2,5 milhões de pessoas.
Curiosidades de Madagascar

50 Curiosidades de Madagascar

1. Madagascar é conhecido como “Oitavo Continente do Mundo” devido à singularidade e biodiversidade da ilha.
2. Madagascar é uma ilha com 587.041 km2. É a quarta maior do mundo, apenas atrás da Gronelândia, Nova Guiné e Bornéu.
3. Outra das curiosidade de Madagascar é que há 88 milhões de anos estava ligada à Índia. “Deslocou-se” quando os continentes se separaram.
4. Acredita-se que os primeiros colonizadores humanos de Madagascar chegaram em canoas de Bornéu por volta de 350 AC.
5. O fato anterior mostra que Madagascar foi uma das últimas massas de terra a ser colonizada por humanos.
6. Madagascar tornou-se independente da França em 1960 e tornou-se uma República.
7. Devido ao seu isolamento, mais de 80% das espécies vegetais e animais encontradas em Madagascar não se encontram em nenhum outro lugar da Terra.
8. Em Madagascar, existe uma espécie endémica de Baobab. É a “Adansonia grandidieri”. Você pode vê-los na Avenida dos Baobás e eles se tornaram um elemento distintivo não só do país, mas de toda a África.
9. Embora a baunilha tenha origens no México, Madagascar é o segundo maior produtor de baunilha do mundo, depois da Indonésia.
10. Na ilha pode-se ver um «bosque de pedras». É a Floresta Tsingy e tem grandes blocos de pedra alinhados junto com árvores. Encontra-se na Reserva Natural Integral Tsingy de Bemaraha, declarada Património Mundial pela UNESCO.
11. Nesta reserva natural poderá avistar além destas formações geológicas bosques de mangais e animais como lémures, camaleões ou pássaros.
12. Apesar de toda a riqueza natural representada por sua imensa biodiversidade, Madagascar é um dos países mais pobres da África. 90% da população sobrevive com menos de 2 euros por dia.
13. Essa pobreza reflete-se na rede de estradas do país. Embora a ilha tenha quase o dobro do tamanho do Reino Unido, possui apenas 1% das estradas.
14. Outra das curiosidade de Madagascar é que seu nome vem de Marco Polo, que foi o primeiro europeu a chegar à sua costa e a explorá-lo. Quando os portugueses chegaram, no século 16, deram-lhe o nome do reino-ilha da África.
15. Outro dos nomes pelos quais o país é conhecido é “Ilha Vermelha”. Isso deve-se à cor predominante da terra.
16. No território de Madagascar, você pode encontrar até 150 espécies de palmeiras.
17. A chamada árvore do viajante ou palma do viajante também cresce, mas não é realmente uma palmeira. O seu nome deve-se, segundo a lenda, a viajantes sedentos que encontraram reservatórios de água em várias partes daquela planta para matar a sede.
18. A árvore do viajante ou Ravenala madagascariensis é também um dos símbolos do país que encontramos no seu brasão e nos aviões da companhia aérea nacional.
19. A população de Madagascar é muito jovem. Aproximadamente 60% de seus habitantes têm menos de 25 anos.
20. Casamentos arranjados em que o pai promete a sua filha em troca de dinheiro ou gado ainda são comuns na cultura local.
21. Se você gosta de pedras preciosas, saiba que algumas das safiras da mais alta qualidade foram encontradas nesta ilha. Madagascar produz cerca de metade das safiras de alta qualidade do mundo.
22. Infelizmente, as minas de safira de Madagascar não estão apenas desmatando o país. Muitas vezes há fatalidades devido às condições precárias de trabalho.
23. Em 2014, a OMS relatou um surto de peste bubônica em Madagascar. Cerca de 40 pessoas morreram e outras 100 adoeceram.
24. A capital de Madagascar é Antananarivo. Seu nome significa “a cidade dos mil” e tem o nome da guarnição formada pelos mil soldados que a defendiam.
25. Até 1869, os edifícios da capital de Madagascar eram feitos de madeira ou junco. A partir dessa data, a pedra e o tijolo foram introduzidos na construção e Antananarivo foi totalmente reconstruída.
26. Perto de Antananarivo fica a Colina Real de Ambohimanga. É um sítio arqueológico de grande interesse que foi declarado Património da Humanidade. Você pode ver as ruínas de uma cidade, palácios, tumbas e lugares sagrados.
27. As lendas sobre este país dizem que em sua costa norte havia uma colónia pirata chamada “Libertalia”. Não se sabe se realmente existiu, mas sabe-se que numerosos grupos de piratas se estabeleceram na costa de Madagascar.
28. Na Ilha de Santa Maria, o local “Nosy Boraha” que possui grandes enseadas e baías foi covil de vários piratas famosos dos mares do Sul entre 1620 e 1680.
29. A prova dessa atividade é uma das curiosidades de Madagascar: A Ilha de Santa Maria possui um verdadeiro “cemitério pirata”.
30. A língua de Madagascar é o malgaxe. É uma língua de origem malaio-polinésia e é falada em toda a ilha, dividida em vários dialetos inteligíveis.
31. O francês, devido aos anos de domínio francês, permaneceu uma segunda língua em Madagascar e é usado pelas elites, comunicações oficiais e relações internacionais.
32. A comida de Madagascar é o resultado de uma mistura de culturas. A base é o arroz, que eles chamam de “varia”, e geralmente é guarnecido com um acompanhamento chamado “laoka”. Pode ser vegetal ou animal e é acompanhado por um molho bem temperado.
33. Os pãezinhos, doces e salgados, também são típicos da ilha e podem ser comprados facilmente nas barracas de rua.
34. Uma das curiosidades de Madagascar é sua bebida mais popular: a “ranovola”. Ranovola significa “água dourada”. É uma bebida refrescante, geralmente ingerida no final da refeição. Como a água deve ser fervida antes de ser bebida, aproveitam-se da panela onde cozeram o arroz branco, que é o alimento básico do país. Torram o arroz que ficou agarrado ao recipiente, colocam mais água e deixam ferver. O resultado é um líquido âmbar, de sabor agradável e potável.
35. Outra das curiosidade de Madagascar que você talvez não saiba é que um dos melhores chocolates do mundo é produzido na ilha.

Alguns costumes de Madagascar são muito curiosos. Entre eles, destacam-se:

36. A cerimonia chamada Famadihana, a tradição funerária de dançar com os mortos. É um dos costumes malgaxes mais surpreendentes: levantar os mortos de seus túmulos, dançar com eles e devolvê-los a seus lugares com suas mortalhas renovadas.
37. Entre as curiosidades de Madagascar está a roupa tradicional usada por homens e mulheres, que se chama “lamba”. Há lambas para todas as ocasiões: para o trabalho, para casamentos, para funerais… e embora também usem roupas ocidentais, os malgaxes gostam de usar suas lambas em várias ocasiões.
38. “Hainteny” é outro dos costumes malgaxes e é uma forma oral tradicional da literatura e poesia malgaxe. Entre outras peculiaridades, implica o uso continuado da metáfora.
39. O rugby é o desporto mais popular da ilha, embora eles também tenham interesse em futebol.
40. Em algumas áreas costeiras ocidentais, um tipo de luta tradicional é praticada, conhecida como luta moraingy ou Sakalava. É praticado no final da safra e tende a enfrentar de forma lúdica os jovens das cidades vizinhas.
41. A escultura em madeira é um dos artesanatos típicos de Madagascar.
42. Na região sudoeste, uma escultura ou talha de madeira chamada “aloalo” é geralmente colocada sobre o túmulo de pessoas ilustres. Aloalo explica em imagens alguns fatos da vida do falecido.
43. No túmulo de pessoas importantes, além do “aloalo”, é comum colocar crânios de zebus sacrificados para a ocasião.
Mesmo que você não encontre pinguins em Madagascar, você pode encontrar muitos outros animais que aparecem no filme na ilha.

Aqui estão algumas curiosidades sobre os animais de Madagascar.

44. Entre as curiosidades de Madagascar, destaca-se mais de 90% de vida selvagem não poder ser encontrada em nenhum outro lugar do planeta.
45. O lêmure é sagrado entre os animais de Madagascar. Os malgaxes acreditam que carregam a alma de seus ancestrais e, portanto, veneram-nos. 90% das espécies de lêmures vivem na ilha.
46. Entre os animais de Madagascar há um especialmente curioso: a barata sibilante ou barata gigante de Madagascar. Medem mais de 5 cm, comem madeira e produzem um chiado curioso ao respirar.
47. A «Darwin’s Bark Spider» ou «Caerostris darwini», endémica da ilha, é a aranha que produz a teia mais forte do mundo. É dez vezes mais resistente que o Kevlar e seus tecidos podem ir de um lado a outro de um rio, sendo os maiores do planeta.
48. Outra das curiosidades de Madagascar é que você pode encontrar camaleões por toda a ilha. Quase metade de todas as espécies do mundo vive ali. Fascinante!
49. Um arbusto chamado “Madagascar vinca” é cultivado em Madagascar. Deste são extraídas a vinblastina e a vincristina, duas substâncias usadas no combate à leucemia.
50. O desmatamento é um problema sério que a ilha enfrenta. Desde que os primeiros humanos chegaram, a ilha perdeu mais de 80% de sua massa florestal original.
Você conhecia essas curiosidades de Madagascar? Ficou surpreso ao saber que 80% de fauna e flora não são encontradas em nenhum outro lugar do planeta ou que foi o refúgio de vários piratas no século 17? Se você conhece mais alguma informação curiosa sobre Madagascar que não tenhamos mencionado, partilhe conosco para que possamos expandir a lista!
33

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...