Curiosidades da Suíça

50 Curiosidades da Suíça, a Terra dos Chocolates e dos Relógios

“Pontual como um relógio suíço”. É provável que você já tenha ouvido essa frase mais do que uma vez, e essa é a mais conhecida das idiossincrasias desse pequeno mas próspero país europeu. Paisagens idílicas, queijos incríveis, grandes bancos e capitais… Mas também um povo simpático, acolhedor e tremendamente respeitoso. Junte-se a nós para conhecer 50 curiosidades sobre a Suíça, a terra da precisão.

50 curiosidades da Suíça. Uma terra certa como um relógio

  1. O nome oficial da Suíça é “Confederação Suíça“, que se refere aos diferentes estados (cantões) que a compõem.
  2. Este pequeno país alpino tem 8,5 milhões de habitantes, “0” quilómetros de costa e é formado por 26 cantões que formam a confederação.
  3. Na sua forma original, o nome de Suíça é “Helvetia”, que vem da tribo celta que habitou o planalto suíço antes da chegada dos romanos.50 Curiosidades da Suíça, a Terra dos Chocolates e dos Relógios 1
  4. Você sabia que existem apenas dois países no mundo que possuem uma bandeira quadrada? São eles: a Suíça e o Vaticano. A bandeira suíça é vermelha com uma cruz branca no centro (você provavelmente já a viu em vários produtos que são exportados de lá).
  5. Outra das curiosidades da Suíça é que ela tem suficientes abrigos para abrigar toda a sua população e está preparada para enfrentar um desastre nuclear!
  6. Uma das curiosidades da Suíça em questões políticas é que qualquer cidadão pode impugnar uma lei que tenha passado pelo parlamento, desde que seja capaz de reunir 50.000 assinaturas antes de terem decorrido 100 dias após a sua aprovação. Se for bem sucedido,  é realizada uma votação nacional e a sua aprovação é decidida ou não por maioria simples.
  7. A sociedade suíça tem uma reputação pioneira. Aqui foi inventado: velcro, canivete suíço, descascador de batatas, celofane, chocolate com leite, relógios com funcionamento de pedras preciosas (o que os torna tão exactos), entre outras coisas.
  8. Depois de ler as anteriores curiosidades da Suíça, não é surpreendente que no ranking da Organização Mundial da Propriedade Intelectual este país esteja em terceiro lugar no registo de patentes, até mesmo à frente dos EUA.
  9. Mas nem tudo o que eles contribuíram para o mundo é tão inocente quanto o velcro ou o chocolate de leite. Eles também criaram absinto, uma bebida alcoólica tão forte que é proibida na maioria dos países e LSD (que supomos não ter que falar muito sobre isto).
  10. A Suíça é o país com as mais rígidas leis de protecção de animais do mundo. É por isso que é proibido ter um único animal de qualquer espécie como animal de estimação. Você deve sempre ter dois, para que eles possam fazer companhia porque o isolamento dos animais é qualificado como um abuso.suiça
  11. Na Suíça, os homens têm de prestar serviço militar obrigatório, enquanto que para as mulheres este é voluntário. Se você viajar por este país, muitas vezes encontrará campos de treino militares totalmente operacionais.
  12. Muitos dos soldados mantêm as suas armas no final do serviço e, por essa razão, a Suíça é um dos países com a maior percentagem de armas per capita apenas atrás dos EUA e do Iémene. Isto é porque a Suíça não tem um exército, mas o exército (se necessário) seria toda a população.
  13. O franco suíço é uma moeda tão estável que é usado em todo o mundo como uma “moeda de reserva” junto ao euro, ao dólar americano, à libra esterlina e ao iene japonês.
  14. Outra das curiosidades da Suíça é ter 4 idiomas oficiais: francês, alemão, italiano e romanche. Você conhece outro país que tenha essa característica?
  15. A Suíça é um dos maiores produtores de armas do mundo, embora tenha sido declarada desde o início do século XX como um país neutro em conflitos armados. Na UE e na ONU e por ONGs, eles recebem reclamações sobre a venda das suas armas a qualquer comprador, independentemente do quê e por quem são usadas.
  16. Uma das curiosidades mais notórias da Suíça é que ela não tem um chefe de Estado, mas um conselho estadual de sete membros. Cada ano um deles é escolhido para actuar como presidente, mas no papel de “primus inter pares”, isto é, primeiro entre iguais, uma figura herdada das antigas monarquias europeias.
  17. O fondue, aquele queijo derretido de que todos gostamos e que é considerado uma iguaria, é uma das comidas típicas da Suíça e vem da região montanhosa do Jura, nos Alpes. No entanto, também é considerado típico da França e da Áustria.fondue
  18. A Suíça tem uma grande riqueza gastronómica, especialmente em produtos lácteos. O raclette deve seu nome ao queijo com que aquele prato é feito: o raclette. É uma iguaria tradicional do cantão de Valais que é feito com queijo de leite de vaca cru amadurecido entre 3 e 6 meses.
  19. O rösti é um prato tradicional do cantão de Berna. No começo era o café da manhã dos fazendeiros da região. É um tipo de bolo feito com batata e algum tipo de gordura.
  20. Absinto. foi fabricado pela primeira vez no cantão suíço de Neuchâtel pelo médico francês Pierre Ordinaire em finais do século XVIII. Foi um elixir que, segundo os rumores do momento: curou todos os males.
  21. O chocolate é uma tradição na Suíça. É o país que mais consome em todo o mundo, por cidadão e por ano: 11 quilos! Eles têm 18 empresas de chocolate e exportam mais de 115.000 toneladas de chocolate por ano. No entanto, o cacau vem todo da América Latina, especialmente do México, Venezuela, Colômbia e Peru.
  22. Você já se perguntou quem são as pessoas responsáveis por proteger o papa? Bem, eles não vêm da Itália, como podemos supor. Entre as curiosidades da Suíça, encontramos a Guarda Suíça Pontifícia, um contingente de aproximadamente 135 soldados que protegem o papa há mais de 500 anos. Os jovens suíços que fazem parte da Guarda Suíça têm exigências rigorosas: devem ter pelo menos um diploma do ensino médio ou treinamento vocacional, medir mais de 1,74 metros e ter entre 19 e 30 anos de idade. Eles também devem ser católicos, solteiros e ter treino militar básico.guarda suiça
  23. Os relógios suíços de cuco são aqueles com a forma de “chalé”. Essa foi a contribuição suíça para o mundo dos relógios de cuco em finais do século XIX. As pessoas compravam-nos como lembrança, já que a parte superior imitava uma cabana alpina.
  24. Ironicamente, os relógios de cuco das vilas suíças são geralmente feitos na Alemanha, na área da Floresta Negra. Na Suíça há apenas um fabricante de relógio de cuco.relógio de cuco
  25. Outra das curiosidades da Suíça é que sua capital é Berna, mas a cidade mais populosa é Zurique. Apesar disso, muitas pessoas cometem o erro de apontar sua capital para Genebra, devido ao grande número de organizações internacionais (ONU, OMC, OMPI …) e da sua notável história económica.
  26. A grande qualidade de vida que existe nas cidades suíças significa que tanto Zurique como Genebra ou Berna classificam-se quase todos os anos entre as 10 cidades mais habitáveis do mundo. Um só país com 3 cidades neste ranking!berna
  27. A Suíça é reconhecida mundialmente como um país “neutro” em conflitos políticos e de guerra. Alguns historiadores dizem que isso acontece há 190 anos, enquanto outros dizem que essa política começou no século XX. Apesar do facto de ter havido imensas guerras sangrentas desencadeadas ao seu redor.
  28. Todos conhecemos a popular Heidi. É um dos livros infantis mais famosos do mundo e foi escrito por uma mulher suíça: Johanna Spyri. Foi traduzido para mais de 50 idiomas e mais de 20 adaptações foram feitas para cinema e televisão.
  29. Na Suíça existem vários milhares de lagos. Estima-se que existam cerca de 7.000 corpos de água de tamanho variável, muitos dos quais poderiam ser considerados lagos.lago
  30. Albert Einstein desenvolveu sua famosa fórmula E = MC2 na Suíça. Ele desenvolveu a sua teoria da relatividade enquanto morava em Berna, embora tenha alegado ter feito a descoberta enquanto viajava num comboio alemão.
  31. Outra das curiosidades da Suíça é que aqui fica o maior túnel ferroviário do mundo, construído ao longo de 57,1 quilómetro. Deve demorar imenso atravessá-lo!
  32. A empresa de jóias suíça “Shawish” criou um anel feito apenas com um diamante.
  33. A Suíça é um dos poucos estados em que o suicídio assistido é legal. No entanto, existem restrições, como avaliações físicas, psiquiátricas, etc.
  34. A montanha mais alta da Suíça é o Pico Dufour.pico dufour
  35. Curiosamente, este ponto mais alto do país fica apenas a cerca de 69 quilómetros do ponto mais baixo, 196 metros acima do nível do mar, em Ascona.
  36. Uma das curiosidades menos abonatórias sobre a Suíça é que mais de 40% dos casamentos suíços acabam em divórcio. É uma percentagem bem alta! Mas a Bélgica é onde as pessoas se divorciam mais: com uma chance de 70%.
  37. A Suíça foi criada como estado nacional em 1 de Agosto de 1291 e todos os anos, nessa data, celebra-se o feriado nacional.
  38. A Suíça é o segundo país com a maior expectativa de vida média – de homens e mulheres – no mundo, logo a seguir ao Japão. Você gostaria de morar aqui?bandeira suiça
  39. Outra das curiosidades mais surpreendentes da Suíça é que, embora sempre tenha sido considerada um dos países mais equitativos, as mulheres suíças não podiam votar em eleições federais até 1971. Muito tarde, considerando-se que também têm fama de ser muito democrático.
  40. Apesar das constantes denúncias de ser um “paraíso fiscal” (ou talvez como causa disso), este país aparece com frequência nos primeiros lugares dos países mais felizes do mundo.
  41. A maior parte do relevo na Suíça é formado pelos Alpes e outras montanhas, que cobrem até 60% do território do país.
  42. Como podemos dizer que a Suíça é um país montanhoso, também podemos dizer que é um país com grandes extensões de florestas: um terço do seu território é declarado como reservas florestais.curiosidades sobre a suiça
  43. Os suíços estão no topo do ranking mundial de mães mais velhas pela primeira vez. A média é superior a 30 anos e apenas são ultrapassadas pelas australianas, sul-coreanas, gregas, espanholas, japonesas e italianas.
  44. Outra das curiosidades da Suíça é que em Genebra você encontrará uma cadeira gigante, com apenas três pernas completas. É um monumento chamado “The Broken Chair”, que busca aumentar a consciencialização contra o uso de minas antipessoal.
  45. Charles Chaplin viveu as últimas décadas da sua vida na Suíça e, de fato, está enterrado neste país, caso queira visitar e honrar a sua arte.
  46. A rede global de computadores (aquela “www” que costumava ser obrigatória antes de um link até poucos anos atrás) foi inventada na Suíça em 1989. Seu inventor era Tim Berners Lee.www
  47. Uma das curiosidades mais engraçadas da Suíça é que a BBC, no Dia da Mentira (um feriado semelhante ao Dia da Mentira), divulgou uma história falsa na qual explicava que os suíços cultivavam esparguete nas árvores. Muitos britânicos acreditaram nisso.
  48. Você sabia que a Suíça foi o primeiro país que construiu um veículo voador a energia solar? É semelhante a um pequeno avião que só voa com energia solar. Seu nome era “Solar Impulse 2” Incrível.
  49. A Suíça, como a conhecemos na sua actual forma de Estado, só foi invadida e “conquistada” uma vez: pela França, sob as ordens de Napoleão Bonaparte.
  50. A última das nossas curiosidades na Suíça também é interessante: a empresa Rolex inventou o primeiro relógio à prova de água em 1972. Adivinhe onde? Na Suíça!
5

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...