religião

5 Religiões estranhas e curiosas

religiãoEm todo o mundo existem muitas religiões, algumas com muitos milhões de seguidores e outras que quase ninguém conhece. Se te interessas pelo mundo religioso, então hoje temos algo que te vai interessar. Vamos conhecer 5 curiosas e estranhas religiões de que provavelmente nunca terás ouvido falar.

 

Igreja Jedi

Ninguém duvida que os filmes Star Wars sejam uma saga de culto, mas sabias que a “filosofia” dos Jedis inspirou literalmente um culto religioso? Trata-se da Igreja Jedi e baseia-se nos ensinamentos e ideias espirituais do código Jedi que rege os protagonistas dos filmes. Na Igreja Jedi existem 21 máximas que os seguidores devem seguir. Apesar de ser uma igreja muito particular, esta espécie de religião ainda assim tem centenas de seguidores em todo o mundo.

 

Igreja de Wood

religiões estranhasEd Wood foi considerado um dos piores produtores e directores da história do cinema, atingindo uma fama que muitos consideram ter atingido o patamar da devoção. Foi assim que nasceu a chamada Igreja de Ed Wood, onde se professa o Woodismo.

O Woodismo baseia-se na representação da felicidade e positivismo que se pode ver nos filmes e na pessoa de Ed Wood, transformando-se em máximas para seguir como ensinamentos de vida, buscando a aceitação dos demais, assim como também deles próprios.

O dia 10 de Outubro, dia de aniversário de Ed Wood, é sagrado para os Woodistas e é quando são baptizados os novos membros numa cerimónia especial. Os líderes desta igreja dizem ter mais de 10 mil membros.

 

Igreja da Eutanásia

igrejas estranhasBasta apenas ler este nome para ter a ideia que se trata de um movimento religioso polémico. E são-no efectivamente. A Igreja da Eutanásia baseia-se em 4 princípios básicos: suicídio, aborto, sodomia e canibalismo.

Fundada em 1992, os seus seguidores apenas têm de cumprir um único mandamento: não procriar. O objectivo é recuperar o equilíbrio entre as espécies que habitam a Terra. É uma Igreja bastante controversa e que costuma entrar em rota de colisão com grupos de activistas contrários às suas crenças.

 

Igreja do Subgênio ou Igreja de SubGenius

igreja do subgenioA Igreja do Subgênio ou Igreja de SubGenius (originalmente em inglês chamada de Church of the SubGenius) é uma Igreja que na prática é uma paródia às outras religiões. Esta igreja diz ser formada por hereges e blasfemos que professam a liberdade de pensamento através da chamada Ciência da Burla.

A Igreja do Subgênio acredita em Jehovah 1 (também conhecido como JHVH-1 ou Jehovah-One), uma entidade de Deus irado (um “deus irado de um espaço alienígena de alguma galáxia do pecado corporativo”), e NHGH (também conhecido como Nhee Ghee ou Eehg Eehn), uma entidade de Satã sorridente (deus da Má Sorte e Coincidências Desagradáveis, um personificação cósmica da Lei de Murphy). Os seus membros são estimulados a serem folgados, relaxados e rebeldes. Pode parecer uma paródia, mas a verdade é que muitas pessoas se juntaram a este “culto”.

 

Igreja do Monstro do Esparguete Voador

Igreja do Monstro do Esparguete VoadorEsta é uma espécie de Igreja satírica, também conhecida como Pastafarianismo ou Massafaranismo (termo oriundo de uma amálgama das palavras “pasta”, termo inglês para massas como o macarrão, e “rastafari”, movimento religioso jamaicano). A Igreja do Monstro do Esparguete Voador nasceu como forma de ofensa e de protesto contra os princípios impostos pelos governos conservadores dos Estados Unidos. O Pastafarianismo procura uma liberdade total de crenças e a sua prática. O seu Deus é uma deidade de esparguete com almôndegas que criou a Terra.

O Universo de acordo com a religião do Monstro do Esparguete Voador é um mundo onde os vulcões em vez de lava lançam cerveja e onde o céu está reservado para os nudistas. Pode soar ridículo, mas o Pastafarianismo conseguiu ser reconhecido pelas pessoas de Oklahoma, o estado onde nasceu nos Estados Unidos da América.

 

Estranhas, curiosas, burlescas e provocadoras. Estas 5 religiões são uma amostra de crenças diferentes do tradicional e que vão contra aquilo que a sociedade considera correcto. Apesar de tudo têm a seu favor o facto de nos fazerem pensar um pouco sobre questões que consideramos serem tabu.

Também conheces alguma religião estranha ou curiosa que queiras juntar a esta lista?

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...