Categorias
Curiosidades

5 factos interessantes sobre J.R.R. Tolkien que talvez não saibas

J.R.R. Tolkien, cujo nome completo é John Ronald Reuel Tolkien, é conhecido mundialmente como o autor de “O Senhor dos Anéis”. És um fã verdadeiro da sua obra? Então deves saber um pouco mais sobre ele.

5 coisas que poderá não saber sobre J.R.R. Tolkien

Professor e escritor

Tolkien era um linguista perito em inglês antigo e literatura nórdica antiga. Durante 30 anos, trabalhou na Universidade de Oxford como professor. As suas palestras eram fora do comum e muitas vezes bastante teatrais, não se importava de se vestir com fantasias e interpretar personagens muito diferentes.
Ele nunca pensou alcançar a fama pelas suas peças, de facto, tudo o apanhou de surpresa. Ele nunca aceitou e apreciou as adaptações que lhe foram feitas e sentiu que poucos leitores apreciariam o seu trabalho como ele merecia. O que teria pensado do trabalho de Peter Jackson? E de todos os fãs que os filmes suscitaram?

Um livro dividido em três

O Senhor dos Anéis não era uma trilogia, era um único livro. Tolkien terminou a sua escrita em 1949, uma época em que o valor do papel era muito elevado. Como não tinha dinheiro para o publicar, dividiu o livro em três partes.

Inventor de línguas

Tolkien era muito bom em línguas. Antes de entrar para a escola, sabia latim, alemão e francês, e mais tarde aprendeu mais 15. O seu amor pelas palavras levou-o a inventar várias línguas e, de facto, acredita-se que tenha escrito histórias para que estas línguas inventadas aparecessem nelas. Sabias que existem mesmo gramáticas destas línguas?

Uma bela história de amor

Quando ele tinha 16 anos, apaixonou-se por Edith Bratt, uma jovem três anos mais velha que ele. O seu tutor, um padre católico, ordenou-lhe que não se aproximasse dela até aos 21 anos de idade. Relutantemente, Tolkien obedeceu e não voltou a vê-la até aos 21 anos. Nesse dia conheceram-se, ela rompeu o noivado com outro homem, e eles casaram.
O casamento durou 50 anos. Ela morreu 21 meses antes dele, e durante esse tempo sem ela, o escritor passou por uma longa depressão. Ambos foram enterrados no mesmo local e na lápide está a seguinte inscrição:
Edith Mary Tolkien, Lúthien, 1889-1971.  
John Ronald Reuel Tolkien, Beren, 1892-1973
Segundo a mitologia da Terra Média, Lúthien renunciou à sua imortalidade para salvar a sua amada, Beren.

Uma amizade um pouco fria

Muitos acreditam, e foi dito em numerosas ocasiões, que C.S. Lewis, autor de “As Crónicas de Nárnia”, e J.R.R. Tolkien eram amigos. Os dois autores tinham uma relação muito estreita, mas as suas diferenças de fé e religião criaram uma grande distância entre eles.
CS Lewis nomeou Tolkien em 1961 para ganhar o Prémio Nobel da Literatura, mas o júri não aceitou a nomeação por considerar a sua prosa pobre.
Sabias tudo isto sobre J.R.R. Tolkien?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *