5 coisas que não deves publicar no Facebook

5 coisas que não deves publicar no Facebook

5 coisas que não deves publicar no FacebookDesde o seu aparecimento em 2006 que o Facebook marcou um antes e um depois nas redes sociais. Actualmente é impossível conceber uma plataforma deste estilo sem sair dos moldes do Facebook, e este sucesso está materializado na enorme comunidade que se formou à sua volta. Hoje em dia o Facebook é a rede social mais utilizada na maioria dos países.

A facilidade com que o Facebook se introduziu na nossa vida quotidiana foi tão gradual que quase sem nos darmos conta, as fronteiras que dividem a vida privada da vida pública foram-se desvanecendo até desaparecerem. Devido à idiossincrasia desta rede, o Facebook pode-nos trazer imensos problemas se não prestarmos atenção às coisas que publicamos.

De seguida vamos apresentar uma lista com cinco sugestões sobre coisas que não deves publicar no teu Facebook.

 

Fotos de filhos

5 coisas que não deves publicar no FacebookNos tempos que vivemos é comum encontrar álbuns de fotos familiares cheios de fotos de bebés ou de crianças pequenas. É claro que um nascimento é um evento importantíssimo na vida de qualquer família, pelo que se entende que as pessoas o queiram partilhar com o mundo.

O problema é que ninguém pediu autorização a essas crianças para ter ali a sua imagem, que fica ao alcance de qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É muito importante proteger a privacidade dos nossos seres queridos, mais ainda quando ainda não têm idade para decidir. O direito de imagem é universal com todos.

Se tens familiares noutros países, existe algo fantástico chamado e-mail com que podes enviar fotos sem a necessidade de expor os filhos à esfera pública.

 

As tuas rotinas diárias

5 coisas que não deves publicar no FacebookNinguém pensa que isso tem algum problema até ele surgir. Para além de não ter grande interesse, não é prudente publicar as tuas rotinas diárias no Facebook. Pensa que é sempre possível isso ser lido por um ex-namorado/a, ou pior ainda por um assediador ou um ladrão de casas.

Para além do mais e como dissemos anteriormente, não interessa a ninguém a que bar vais à noite ou se compraste um boa escova de dentes.

 

Informações sobre o teu trabalho

5 coisas que não deves publicar no FacebookProvavelmente estás em “pulgas” para contar ao mundo sobre a tua nova promoção, o que até é compreensível, mas sugerimos que guardes isso para a esfera privada. São inúmeros os casos onde um empregado é despedido por mostrar indevidamente informações confidenciais da empresa onde trabalhava, como por exemplo informação sobre grandes projectos, compras ou simplesmente desabafos contra os respectivos chefes.

Fazendo uso do senso comum saberás dar-te conta das coisas que podes publicar, e quais será melhor manter em privado.

 

Morada e número de telefone

5 coisas que não deves publicar no FacebookA não ser que se trate de uma rede social ao estilo do LinkedIn, não existe nenhuma razão para tornar pública esta informação privada. Será preciso explicar porquê? Por acaso vais para a rua gritar os teus dados pessoais num megafone? Não? Então também não faz nenhum sentido publicá-los no Facebook.

 

Fotos embaraçosas

5 coisas que não deves publicar no Facebook

Qualquer pessoa pode configurar a privacidade da conta do Facebook e restringir o acesso de forma efectiva. Não obstante, o facto de se fazer upload de uma imagem para a plataforma já está a sair do campo da privacidade. A ver se nos entendemos: na Internet nada é 100% privado.

O melhor é pensar muito bem sobre as imagens que carregas para o Facebook, uma vez que por mais restringido que seja o acesso, uma vez ali perdes os direitos legais sobre a imagem.

 

Para terminar gostaríamos de saber que cuidados tens quando utilizas o Facebook. Já tiveste alguma experiência desagradável? O que achas das nossas sugestões?

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...