portugal curiosidades

30 Fascinantes Curiosidades Sobre Portugal

curiosidades sobre portugalPortugal é o país mais ocidental da Europa. Apesar de fazermos fronteira com Espanha, a língua e culturas são muito diferentes. Talvez seja por isso que os espanhóis gostem tanto de nos visitar! Em Portugal há castelos espectaculares, cidades com muita história e lugares fascinantes e inesquecíveis.
Quer saber 30 curiosidades sobre Portugal?
Para começar há que referir que Portugal é a nação-estado mais antiga do mundo. Assim pode imaginar que entre todas as curiosidades sobre Portugal, há a destacar as curiosidades históricas. Houve uma rainha cadáver, fronteiras quase iguais às iniciais, pastores que enfrentaram ferozmente o próprio Império Romano… A história de Portugal é extraordinária! Continue a ler e descubra os factos mais curiosos sobre Portugal.

curiosidades de portugal30 Fascinantes curiosidades sobre Portugal

  1. O nome de Portugal tem origem na antiga designação da cidade do Porto que se chamava “Portus Cale”.
  2. Uma das curiosidades de Portugal é ter fronteiras definidas há mais de 800 anos. Desde 1249 que se mantiveram quase iguais ao que são hoje em dia.
  3. A capital de Portugal, Lisboa, tem a honra de ser a segunda capital mais antiga da Europa, logo a seguir a Atenas.
  4. Os romanos chamaram “Lusitânia” a grande parte do que hoje é Portugal porque era ali o território do povo “lusitano”.
  5. Viriato, um pastor lusitano, foi o pior pesadelo dos romanos durante a sua conquista da Península Ibérica. É herói nacional em Portugal e até mesmo uma figura histórica muito reconhecida em Espanha.
  6. O idioma falado em Portugal é o português e é o sexto mais falado do mundo. Uma das curiosidades do português é ser o idioma oficial em países de 4 continentes. Para além disso, há comunidades que falam português em 5 continentes.
  7. Sabia que a palavra japonesa “Arigato” é proveniente da palavra portuguesa “Obrigado”?
  8. Quem conhece Inês de Castro, a Rainha-Cadáver? Foi rainha de Portugal dois anos depois de ter siso assassinada. O rei D. Pedro I proclamou-a rainha em 1357.
  9. O Fado, a música tradicional de Portugal foi reconhecida como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2011.
  10. Outra das curiosidades de Portugal está relacionada com a área da afecta culinária. A influência portuguesa na gastronomia mundial é impressionante. Não só introduzimos o costume do chá das 5 em Inglaterra, como ainda levámos a tempura para o Japão, inventámos o molho piri-piri e trouxemos de Goa (Índia) vários dos ingredientes necessários para fazer caril e as batatas.portugal curiosidades
  11. Em Portugal existem mais de 1.000 receitas para cozinhar um dos pratos mais típicos: o bacalhau.
  12. A ditadura portuguesa de António de Oliveira Salazar foi a mais longa da Europa. Durou quase metade do século XX.
  13. Outra das curiosidades de Portugal é a reputação de ser o berço de grandes navegadores e exploradores. Fernando de Magalhães, Vasco da Gama, Bartolomeu Dias e Pedro Alvares Cabral são apenas alguns dos muitos descobridores portugueses que abriram caminho à descoberta de parte do mundo pela Europa.
  14. O império português existiu durante 600 anos. Foi o que durou mais entre os impérios europeus modernos! Era tão extenso que incluía o território do que hoje em dia são 53 países distintos.
  15. O português é a língua oficial em 8 países para além de Portugal, nomeadamente: Brasil, Angola, Cabo Verde, Timor Leste, Guiné Equatorial, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
  16. Uma das curiosidades de Portugal de que não há grande orgulho é ter sido a primeira nação europeia a fazer comércio de escravos transatlântico. Os escravos eram levados de África para as Américas.
  17. Por outro lado, é importante ressalvar também que Portugal foi a primeira potência colonial a abolir a escravidão. Meio século antes dos britânicos, espanhóis, franceses e norte-americanos.
  18. Como já referimos, Lisboa, para além de ser uma bela cidade, é também bastante antiga! Tanto que é mesmo mais antiga do que Roma. A sua fundação é anterior à de Roma em cerca de 400 anos. E 1200 a. C., aproximadamente, os fenícios fundaram aqui uma colónia. É local de passagem obrigatória para qualquer turista que se preze, bem como outros lugares espectaculares, tais como o Porto ou Sintra.
  19. Portugal foi o sexto país da Europa a permitir o matrimónio entre pessoas do mesmo sexo. Foi em 2010.portugal
  20. Já referimos aqui o fado, a música tradicional mais conhecido além-fronteiras. O conceito de “fado” está bem presente na cultura portuguesa, que tem a fama de fatalista. O “fado” representa a ideia que cada pessoa tem um destino do qual não é possível escapar. Daí a melancolia das melodias e canções típicas do fado.
  21. O mais onda surfada até ao momento foi portuguesa. O brasileiro Rodrigo Koxa superou o anterior recorde de Garret Mcnamara ao surfar uma onda de 24,38 metros na Praia do Norte, na Nazaré, em Novembro de 2017.
  22. Outra das curiosidades de Portugal é ser membro da aliança diplomática mais antiga do mundo, e que continua em vigor hoje em dia. Esta aliança foi firmada com a Inglaterra no já distante ano de 1373.
  23. Quem gosta de literatura e viajar até Portugal não pode deixar de passar neste lugar: a Livraria Bertrand. Fica situada em Lisboa e é a livraria mais antiga do mundo. Foi fundada em 1732.
  24. Provavelmente todos sabem, mas nunca é demais referir que a estrela do futebol mundial Cristiano Ronaldo é português.
  25. Portugal é o ponto mais ocidental da Europa continental. Esse ponto é mais concretamente o Cabo da Roca.
  26. Portugal é o 3º país do mundo mais seguro para viajar.
  27. Se visitar Portugal, aproveite para conhecer a maior ponte da Europa: a ponte Vasco de Gama. Tem 12.345 metros.
  28. Entre várias das curiosidades de Portugal também se destaca os comerciantes portugueses terem sido os primeiros a chegar ao Japão, mais concretamente em 1543.
  29. Um dos locais portugueses que é Património da Humanidade (titulo dado pela UNESCO), é Sintra. Se puder visite o Palácio Nacional de Sintra e fique maravilhado com a sua beleza.
  30. Portugal, mais concretamente Lisboa, foi atingida em 1755 por um dos piores terramotos que já fizeram tremer a Europa. Alcançou o nível de 8,5 na escala de Richter e deixou dezenas de milhares de vítimas.
O que achou sobre estas curiosidades de Portugal? Já as conhecia? Sabia da fama de fatalistas dos portugueses? E do terrível terramoto que atingiu Lisboa no século XVIII?
Portugal é indubitavelmente uma das nações mais interessantes da Europa, e provavelmente do mundo! E recomendamos que conheça o país de norte a sul. Temos a certeza que irá ficar encantado! Se conhece mais curiosidades de Portugal, também as gostaríamos de conhecer. Deixe-nos o seu comentário.
8

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...