20 – Arco-íris lunar | Moon bows
Um arco-íris aparece quando a luz solar incide sobre gotas de humidade, geralmente numa atmosfera de pós-chuva. Com a luz da Lua este fenómeno é muito raro, visto somente à noite quando a lua está baixa e quase cheia. Um local para ver este fenómeno é em Cumberland Falls, no Kentucky, conforme ilustrado acima.
19 – Miragem | Mirage
Miragens ocorrem quando uma luz refractada produz uma imagem de um objecto ou o céu. É um fenómeno visto com mais frequência em superfícies quentes, como no asfalto ou num deserto.
18 – Halos | Haloes
São como os arco-íris, no entanto os halos são formados ao redor do sol quando cristais de gelo na alta atmosfera terrestre refletem a luz solar. Às vezes mesmo em duas ou mais áreas do círculo ou arcos em torno do Sol. Os halos também se podem formar em redor da Lua e ocasionalmente em torno de estrelas mais brilhantes ou planetas, como Vénus.
17 – Cinturão de Vénus | Belt of Venus
O cinturão de Vénus é um fenómeno que ocorre durante a noite quando a poeira ou poluição presentes na nossa atmosfera deixa uma faixa rosada ou acastanhada entre o céu e o horizonte.
16- Nuvens Noctilucentes | Noctilucent Clouds
Nuvem muito rara que se forma acima do nível onde se encontram as nuvens do tipo nacaradas. Só aparecem à noite na ionosfera e só pode ser vista por causa da sua característica fosforescência.
15 – Aurora Boreal | Aurora Borealis
Também conhecida no hemisfério sul como o Aurora Austral, a Aurora Boreal é formada quando partículas solares carregadas atingem a alta atmosfera da Terra. Elas são normalmente mais vistas perto dos pólos e durante os equinócios do ano. (Foto: Joshua Strang)
14 – Luas Coloridas | Colored Moons
Devido a várias questões atmosféricas como excesso de fumo, poeiras ou mesmo um eclipse, podem fazer com que a Lua apresente colorações diferentes, que pode ser azul, laranja ou vermelha.
13 – Nuvens “Mammatus” | Mammatus Clouds
A formação das nuvens Mammatus é rara e na maioria das vezes está associada a formação de nuvens do tipo Cumulonimbus (Cumulonimbus com mammatus), mas também podem ocorrer na alta atmosfera associadas a Stratocumulus (Stratocumulus com mammatus), Cirrus (Cirrocumulus com mammatus) e Altocumulus. Também podem ocorrer em “Contrails” (nuvens artificias provocadas por aviões) e em nuvens de poeira vulcânicas. Nuvens do tipo Mammatus, quando associadas a um cumulonimbus são indicadoras de uma formação severa mas em muitos casos indica que a tempestade está perdendo força. (Fonte: Wikipédia | Foto: Jorn Olsen)
12 – Fogo-de-Santelmo | St Elmo’s Fire
Consiste numa descarga eletroluminiscente provocada pela ionização do ar num forte campo eléctrico provocado pelas descargas eléctricas. Mesmo sendo chamado de fogo, é na realidade um tipo de plasma provocado por uma enorme diferença de potencial atmosférica. (Fonte: Wikipédia)
11 – Turbilhões de Fogo | Fire Whirls
Um turbilhão de fogo é um remoinho de fogo que surge junto de um incêndio ou criado a partir de um turbilhão numa área muito quente.
10 – Nuvens Pirocumulus | Pyrocumulus Clouds
Outro fenómeno relacionado com o calor. Vulcões, incêndios florestais, explosões nucleares (em forma de cogumelo) são as principais causas de nuvens pirocumulus.
9 – Pilar solar | Sun Pillars
O pilar solar ocorre quando o sol se reflete no gelo de nuvens muito altas em várias camadas. É então criado uma espécie de pilar de luz que parece vindo do céu. (Também é possível ver um pilar lunar).
8 – Poeira de Diamante | Diamond Dust
Assim como nos halos, a Poeira de Diamante é formada por uma névoa de gotículas congeladas.
7 – Chuva de animais | Non-aqueous Rain
São raras, mas reais. Existem casos de chuvas de animais, em vez de água. Isso tem ocorrido ocasionalmente ao longo da história, desde os tempos bíblicos até aos dias de hoje. Pensa-se que os animais são sugados por trombas de água (iguais a tornados, mas em superficies de água), para as nuvens e depois caem pela força da gravidade.
6 – Virga | Virga
Virga é quando cristais de gelo nas nuvens descem, mas evaporam-se antes de chegar ao chão. Eles aparecem como trilhas de nuvens para alcançar a superfície. Algumas vezes possuem a aparência de águas-vivas.
5 – Ventos Catabáticos | Katabatic Winds
Um vento catabático (da palavra grega katabatikos que significa “descendo colinas“) é o nome técnico dado a um vento que transporta ar de alta densidade de uma elevação descendo a encosta devido à acção da gravidade. (Fonte: Wikipédia)
4 – Arco-íris de Fogo | Fire Rainbow
Um arco-íris de fogo é um fenómeno extremamente raro que só ocorre quando o sol está alto e a luz passa através de nuvens cirros a alta altitude com um alto conteúdo de cristais de gelo.
3 – Raio Verde | Green Ray
Também é conhecido como o Flash Verde (Green Flash). Isso ocorre muito rapidamente antes do pôr-do-sol e após o nascer do sol. Ele aparece como um flash verde acima do sol e dura muito pouco. Este fenómeno é causado pela refracção da luz na atmosfera.
2 – Bola de relâmpago | Ball Lightning
Este é um fenómeno muito raro que envolve relâmpagos em forma de bola que se movem muito mais devagar que os relâmpago normais. Podem atingir oito metros de diâmetro e causar grandes estragos. Há relatos de bolas relâmpago destruindo edifícios inteiros.
1 – Jets, Sprites e Elves
Alguns dos fenómenos mais raros e difíceis de estudar pois ocorrem na atmosfera superior nas regiões junto e por cima de trovoadas. Aparecem como cones, brilhos e descargas. Eles só foram descobertos no século passado, devido ao seu posicionamento e seu tempo de vida muito breve (podem durar menos de um segundo).