Maria a judia, a primeira alquimista da história e criadora do famoso banho maria, seguramente que utilizou muitos dos símbolos tradicionais da alquimia. Os quatro elementos, os metais e os planetas tinham um sinal que os identificava e aos quais foram-se juntando outros símbolos, até formar praticamente um alfabeto que tornava ilegíveis muitos textos aos não iniciados. Acompanha-nos e vem conhecer 14 símbolos utilizados na Alquimia e o seu significado.
Significado dos símbolos na Alquimia
Entre os principais símbolos da alquimia estão os que representam os quatro elementos definidos pelos antigos filósofos: Terra, Água, Ar e Fogo. Relacionados com os quatro princípios vitais que são o calor, o frio, a humidade e a secura.
Estes símbolos também podem ser encontrados na astrologia, já que os signos do Zodíaco se dividem também entre estes quatro elementos. Um triângulo representa o fogo (calor e secura), e um triângulo com uma linha que o atravessa ao centro o ar (calor e humidade).
O triângulo invertido representa a água (fria e húmida), e o triângulo invertido com uma linha que o atravessa ao meio simboliza a terra (fria e seca).
A estes quatro elementos cosmogónicos, há que acrescentar os três símbolos que representam as Três Bases definidas por Paracelsus, a «Tria Prima».

-
Enxofre: era expansivo, tinha forte poder de evaporação e dissolução. Era um fluido conectado com os baixos e altos processos. Os alquimistas associavam o enxofre com as emoções e desejos da alma. Enxofre era associado ao ponto, pois era a parte dele que tudo começava a nascer, tanto para os matemáticos quanto para os designers daquela época.
-
Mercúrio: era o elemento que transcendia os estados de líquido e sólido. Era o elemento associado ao espírito pois ele ia além do paraíso, do inferno ou até do universo. Para os matemáticos são as linhas com suas infinitas expressões.
-
Sal: era o resultado dessa junção. Era a matéria base que representava a energia de condensação, contracção e cristalização. Ele representava o corpo e toda a energia de composição e decomposição que o mesmo possui. No caso dos artistas e matemáticos da época, era o volume, a obra final ou obra-prima.
Muitos símbolos alquímicos estabelecem uma relação entre metais e planetas, já que para os antigos existia uma profunda união entre astrologia e alquimia.
-
A lua é simbolizada por um lua em quarto crescente e corresponde à prata.
-
O planeta Mercúrio partilha o símbolo com o mercúrio.
-
Vénus é um círculo de onde pende uma cruz. Dizem que é um espelho, e partilha o símbolo com o cobre.
-
O sol e o ouro estão representados por um círculo com um ponto no centro.
-
Marte e o ferro são uma cruz sobre um círculo.
-
Júpiter e o estanho uma lua em quarto crescente unida a uma cruz
-
Saturno e o chumbo uma cruz de onde sai uma lua em quarto crescente.
A alquimia é a precursora da química. Basta observar a tabela dos elementos da alquimia para ver a semelhança com a tabela periódica.
O último dos símbolos importantes da alquimia é a pedra filosofal: um círculo dentro de um quadrado, no interior de um triângulo, que está dentro de um círculo. Aqui o mundo espiritual está representado na parte superior e o material na inferior.
Já conhecias estes símbolos utilizadas na alquimia ou conheces outros? Partilha connosco!
Ana
Tenho hábito de fazer desenhos quando estou distraída desde muito nova. Tenho um caderno antigo, desenhei o símbolo que consta, como sendo da alquimia, há muitos anos. Mas não conhecia nada sobre o assunto.
Agora estou fazendo minha pós em psicologia analítica, Junguiana, e iniciei estudos em alquimia, simbologia, e quase caí para trás quando vi esse símbolo. o tema da minha monografia é sobre metanoia, e equilíbrio para o caminho da individuação, que seria o equilíbrio entre a vida objetiva com a subjetiva. Estudando sobre propósito de vida, o sentido. Equilíbrio entre a espiritualidade e a vida terrena. Tudo tem haver com os símbolos que desenho, percebo isso estudando atualmente, porém não sei o que significa eu ter desenhado esses símbolos desde novinha….
enfim, mistérios da vida.