Hoje vamos falar sobre o doce mundo do açúcar e tentar esclarecer 10 mitos acerca deste alimento que muitos garantem ser um dos maiores problemas alimentares do século XXI.
Culpam o açúcar pela obesidade, diabetes, acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas e renais, etc. Mas é mesmo assim tão mau para a saúde? Estamos bem informados sobre este tema?
Para começar, há que dizer que existem 2 tipos de açúcares, os simples e os compostos. Na primeira categoria encontramos a glucose, a frutose e a galactose, que praticamente não precisam de ser processados para passar para o sangue. A segunda engloba os dissacarídeos como a sacarose, a lactose e a maltose que precisam de um processo digestivo mais complexo.
Vamos então desmistificar alguns dos mitos relacionados com o consumo de açúcar.
No início do século XX consumia-se tanto açúcar como agora
Falso. Nessa altura consumia-se 10 kg de açúcar por pessoa e por ano. Actualmente são 50 kg.
A hiperactividade infantil está relacionada com o consumo de açúcar
Falso. Estudos recentes mostraram que não tem nada a ver.
Não está provado que o aumento da obesidade actualmente tenha a ver apenas com o consumo de açúcar
Verdadeiro. Mas também tem a ver com o excesso de açúcar, com as bebidas açucaradas e especialmente com a falta de exercício físico.
O açúcar é tão viciante como uma droga
Verdadeiro. É preciso cada vez mais açúcar para obter o mesmo efeito agradável.
Com os adoçantes artificiais evitam-se as calorias, mas embora sejam seguros, os especialistas não podem confirmar que são inofensivos a longo prazo
Verdadeiro. Os especialistas não se atrevem a confirmar a inocuidade total dos adoçantes artificiais consumidos a longo prazo.
O açúcar amarelo engorda menos
Falso. O açúcar amarelo e o açúcar branco têm o mesmo número de calorias.
Para emagrecer basta suprimir o açúcar da nossa dieta
Falso. Muitos alimentos que compramos têm açúcar na sua composição. Basta ler a etiqueta para verificar isso.
Faz mal comer fruta porque tem açúcar
Falso. O açúcar que a fruta tem é frutose, que é muito mais saudável do que os açúcares artificiais, para além de a fruta ter fibra, antioxidantes e vitaminas essenciais para a saúde.
É preciso suprimir totalmente o açúcar e as bebidas açucaradas da nossa dieta porque provocam cáries
Falso. É verdade que o açúcar e as bebidas açucaradas provocam cáries, mas apenas se estiverem em contacto durante muito tempo com os dentes. É preciso lavar os dentes depois das refeições, ou pelo menos enxaguá-los com água se não for possível lavá-los nesse momento por alguma razão.
A diabetes do tipo 2 aparece apenas devido ao consumo de açúcar
Falso. Há muitos mais factores que contribuem para o aparecimento da diabetes, como o excesso de peso, a falta de exercício físico e o consumo excessivo de calorias de qualquer tipo. Apesar disso, está provado que a ingestão desproporcionada de bebidas açucaradas, incluindo sumos de frutas contribui para o aparecimento de diabetes tipo 2.
Como podemos ver, o tema do açúcar é muito controverso e os especialistas aconselham o seu consumo de forma equilibrada. Não é preciso renunciar totalmente a um pacote de açúcar no café, mas será melhor evitar o excesso de alimentos e bebidas açucaradas.