bons amigos

As 10 Características Essenciais de um Bom Amigo

bom amigoPodemos ter muitas amizades, mas amigos nem por isso, embora sem sempre seja fácil fazer a distinção quando as coisas estão bem e é tudo diversão e bons momentos.
Então, quais são as características que definem um bom amigo? Que traços caracterizam a verdadeira amizade? Vamos descobrir isso neste artigo.

#1 – Um bom amigo escuta com empatia e presença

Este será, provavelmente, o traço que mais se destaca num bom amigo: a capacidade de escutar sem julgamentos e sem interrupções, nem oferecendo conselhos não solicitados.
Um grande amigo escuta com o coração aberto e está plenamente presente, não fazendo coisas com o telemóvel ou estando atento a quem entra pela porta para saudar, por exemplo.

#2 – Um bom amigo entende e respeita o espaço do outro

A maioria das pessoas tende a ter um forte hábito de auto-absorção. São aquelas pessoas com as quais começas a falar sobre algo em geral ou sobre algo que diz respeito apenas a ti, mas que em poucos minutos já viraram a conversa para eles mesmos.
Os bons amigos, pelo contrário, respeitam o outro e não tentam dar a volta para falar dos seus próprios problemas ou serem os protagonistas da conversa, evitando dar conselhos em função deles mesmos.
bons amigos

#3 – Um bom amigo respeita a intimidade do outro

Um bom amigo é capaz de guardar secretos e ser honesto, e não espalha segredos da vida do outro. Os bons amigos sabem o que é uma confidência, o que afecta a vida pessoal do outro e o que se deve dizer.

#4 – Um bom amigo não alimenta os problemas

Um bom amigo não fala de outras pessoas que não estejam presentes, sobretudo quando se trata de um amigo em comum. Para além disso, procuram aliviar as tensões para que o outro se sinta melhor.
Se uma pessoa fala mal de outra que parece sua amiga pelas costas, então o que fará em relação aos demais?
amigos

#5 – Um bom amigo apoia os êxitos do outro

Um bom amigo é um animador, até mesmo um admirador, que te apoia e te motiva para conseguir atingir as tuas metas e está contigo para celebrar os êxitos. Também está aí para te dar apoio quando as coisas não estão tão bem.

#6 – Um bom amigo é capaz de admitir a inveja

Um grande amigo é também um ser humano, e por isso mesmo, é normal que em algum momento também possa sentir inveja. O problema não é a inveja, mas a sua negação. As amizades crescem e aprofundam-se quando cada pessoa está disposta a ser honesta sobre este tema.
boa amiga

#7 – Um bom amigo procura arranjar tempo para estar com o outro

Um grande amigo procura arranjar tempo para permanecer ligado, através dos meios possíveis. Ou pelo menos tenta falar por telefone. As redes sociais, os chats, as mensagens de telemóvel não são “comunicação de qualidade”.

#8 – Um bom amigo cumpre com os seus compromissos

Os bons amigos têm como prioridade os compromissos para com os outros, quer se tratem de coisas triviais como chegar a horas ou fazer uma chamada, quer se tratem de outras coisas mais complexas, como fazer um favor, acompanhar-te a algum sitio, etc.
bons amigos

#9 – Um bom amigo tolera, compreende e respeita a dor do outro

Um bom amigo é capaz de tolerar a dor do outro, de de colocar no seu lugar, de o acompanhar, respeitar, e não julgar. Um bom amigo é capaz de escutar o outro a chorar sem ter que dizer, nem fazer nada. O silêncio comunica um respeito profundo, e só isso já  suficiente.

#10 – Um bom amigo saber perdoar… e pedir perdão

Não se pode avançar numa relação quando uma pessoa fica parada no passado. As grandes amizades caracterizam-se precisamente por serem relações que superaram os problemas, que perdoaram e que também tiveram arrependimento sincero.

A amizade é um presente

A amizade é um presente que deve ser cuidado, mimado e alimentado. Os grandes amigos não crescem nas árvores e quando temos um, há que o saber manter e proteger.
20

Sem comentários

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Subscrever grátis

Subscreve a nossa lista de email e recebe artigos interessantes e actualizações comodamente na tua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo não correu bem...